Igreja/Sociedade: Movimento Laudato Si’ convida a celebrar o «Tempo da Criação»

Iniciativa católica global pelo clima incentiva a promover «mudanças e transformações» pelo meio ambiente

Cidade do Vaticano, 01 set 2022 (Ecclesia) – O Movimento Laudato Si’, iniciativa católica global pelo clima, convida participar no ‘Tempo da Criação’, celebração anual ecuménica de oração e ação pela Casa Comum, que começa hoje, com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

“O ‘Tempo da Criação’ é um momento para refletir sobre a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, mas, ao mesmo tempo, é também uma oportunidade de promover mudanças e transformações no cuidado com o meio ambiente”, explica a iniciativa católica global pelo clima, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Movimento Laudato Si’, que promove hoje um evento online de abertura do ‘Tempo da Criação’ [14h00 de Lisboa], lembra que o Papa Francisco, na sua mensagem para esta celebração que tem como tema ‘Escute a voz da criação’, alertou que “o canto doce da criação mistura-se com seu grito amargo”.

Neste sentido, alinhado com as palavras de Francisco, o movimento internacional assinala que esta celebração tem uma “clara mensagem socioecológica”.

“A maneira como lidamos com a criação também se traduz na nossa atitude em relação à vida e ao ser humano”, acrescenta.

Como imagem para este tempo foi escolhida a ‘sarça ardente’, “símbolo do Espírito de Deus que chama a ouvir a voz da criação”, lembrando que os incêndios não naturais são “um sinal dos efeitos devastadores” que as mudanças climáticas têm sobre os mais vulneráveis: “A criação grita enquanto as florestas crepitam, os animais fogem e as pessoas são forçadas a migrar devido ao fogo da injustiça”.

O ‘Tempo da Criação’ começa hoje, 1 de setembro, e vai terminar a 4 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Francisco de Assis, “o santo padroeiro da ecologia, amado por muitas denominações cristãs”.

Movimento Laudato Si’ contextualiza que este tempo específico “reúne a comunidade cristã mundial”, o Papa Francisco instituiu-o na Igreja Católica, em 2015, e já tinha sido proclamada para os Ortodoxos pelo patriarca ecuménico Dimitrios I, em 1989.

O Papa Francisco reforçou o seu pediu de “compromisso concreto para cuidar da Casa Comum”, esta quarta-feira, na audiência pública semana, no Vaticano.

A Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Conferência Episcopal Portuguesa, também convidou a celebrar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, unidos a Francisco, pelo clima e a biodiversidade.

CB

 

Igreja/Sociedade: Papa incentivou a «compromisso concreto» para cuidar da Casa Comum

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
plugins premium WordPress
Scroll to Top