Igreja/Saúde: Jornada Hospitaleira tem como tema «O cuidado compassivo: Promotor da esperança»
Lisboa, 08 mai 2023 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras vão organizar, dia 10 de maio, na Idanha (Sintra) umas jornadas com o tema «O cuidado compassivo: Promotor da esperança».
Nesta edição pretende-se criar “espaços de diálogo, partilha e reflexão sobre a vivência da dimensão do cuidado, da compaixão e da esperança no dia-a-dia de um centro hospitaleiro”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Para além da conferência inaugural “Lugares e Dinâmicas de esperança”, o programa oferece como novidade os “laboratórios pastorais” nos quais os oradores e protagonistas são os próprios participantes, lê-se.
A sessão de abertura está marcada para as 09h30 e conta com a presença do padre José Manuel Pereira de Almeida, Idília Carneiro e José Manuel Eusébio.
As Irmãs Hospitaleiras são Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde, de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.
Presentes em Portugal há mais de 128 anos, desenvolvem a sua intervenção em 12 unidades de saúde hospitaleiras, das quais oito se situam no continente e quatro nas Regiões Autónomas.
LFS