Igreja/Cultura: Museu de Arte Sacra da Horta assinala primeiro aniversário

Foto: Igreja Açores

Angra do Heroísmo, 15 jun 2022 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra da Horta, na Diocese de Angra, comemora hoje o seu primeiro aniversário, com uma sessão festiva, pelas 20h30 locais, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Do programa comemorativo conta a apresentação do livro ‘Subida a Jerusalém- Peregrinações e diários’, do padre Jacinto Bento, cónego do Santo Sepulcro, e um recital  da Tuna da Filarmónica Unânime Praiense, informa o portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O diretor do Museu de Arte Sacra da Horta, o padre Marco Luciano Carvalho, vai apresentar o novo livro que narra as 28 peregrinações que o padre Jacinto Bento acompanhou à Terra Santa, e cinco que realizou a Santuários Marianos da Europa e quatro em Itália.

O Museu de Arte Sacra da Horta é um espaço expositivo instalado na igreja do Carmo e distribui-se por três salas, com peças que faziam parte do Convento de São Francisco e o património da Ordem Terceira do Carmo, Ordem Terceira de São Francisco e outras peças, diocesanas e da ilha do Pico.

Com uma sala de exposição permanente e duas com exposições temporárias, os visitantes podem ver estatuária, ourivesaria e paramentaria; Destaca-se uma coleção de esculturas flamengas do século XVI e de estátuas religiosas dos séculos XVII e XVIII, talha dourada, azulejaria e pintura, mobiliário sacro, paramentaria do século XVIII, e pratas dos séculos XVI, XVII e XVIII.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa ainda que este museu, “a única instituição do género” na Diocese de Angra, integra também algumas peças do espólio pessoal de monsenhor Júlio da Rosa, que se encontravam à guarda da matriz do Santíssimo Salvador, da Horta.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top