Igreja/Sociedade: «Organizar a Esperança» é o tema das «Conferências de Maio», do Centro de Reflexão Cristã

Lisboa, 06 mai 2024 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) vai realizar as suas ‘Conferências de Maio’, este ano com o tema ‘Organizar a esperança’, nas terças-feiras deste mês, de 7 a dia 28, três encontros presenciais, em Lisboa, e um online.

“É o caminho de todos os cristãos, o cristianismo e a nossa relação com Jesus Cristo é uma relação de esperança e, portanto, ‘organizar a esperança’ é pensar que com pluralismo, com diferentes vozes, precisamos não só de sonhar um futuro melhor e um presente, já hoje, melhor, mas de organizar, de prepararmos, de, em conjunto, dialogarmos e pensarmos também com o exemplo daquilo que está a ser feito de bom e que tem resultados concretos”, disse a presidente do CRC, Inês Espada Vieira, à Agência ECCLESIA.

As três primeiras ‘Conferências de Maio’ são presenciais, realizam-se no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, a partir das 18h00, com entrada livre: 7 – ‘Guardando o Ambiente’, 14 – ‘Gerando Futuro’, e 21 de maio – ‘Cultivando a Fraternidade’.

A última ‘Conferência de Maio’ 2024, do CRC, tem o tema deste ciclo, ‘Organizando a Esperança’, e é exclusivamente online (ID da reunião: 917 5830 6429), em português e em espanhol, com uma teóloga do Brasil, Maria Clara Bingemer, uma poeta chilena, Carmen Yañez, e uma religiosa Filha da Caridade (irmã Vicentina) de Espanha.

O tema destas ‘Conferências de Maio’, ‘Organizar a esperança’, parte de interpelações do Papa ao longo do tempo, que Francisco também fez no seu discurso às autoridades, sociedade civil e o corpo diplomático em Portugal, no dia 2 de agosto, no Centro Cultural de Belém, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“Um discurso que está ancorado, para usar uma metáfora que é do Papa, ancorado aqui também, em Lisboa, como cidade europeia. Nós vivemos tempos em que não é fácil ter esperança, não somos ingénuos, não estamos a pensar agora que vamos fazer um programa a falar de um futuro só risonho”, assinalou Inês Espada Vieira.

CRC, uma associação civil formada por cristãos em 1975, “é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos”, e, a atual presidente, realça que se dedicam, “há quase 49 anos, a pensar como fazer melhor e a discutir” numa “ideia de pluralidade”.

CB

Partilhar:
Tags:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top