Guimarães: Igreja de Nossa Senhora da Oliveira recebe concerto «As 7 Palavras de Cristo na Cruz»

Guimarães, 19 ago 2026 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, na Arquidiocese de Braga, vai receber ‘As 7 Palavras de Cristo na Cruz’, integrado no 2.º Ciclo de Concertos – Grande Órgão Histórico, nos dias 12 e 13 de setembro.
“Este concerto assume um significado especial por se integrar nas celebrações da Santa Cruz, no dia 14 de setembro, e de Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, propondo um momento de música, contemplação e reflexão em torno das últimas palavras de Cristo na Cruz”, informa a Colegiada de Guimarães – Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em nota enviada esta quarta-feira, à Agência ECCLESIA.
A obra ‘As 7 Palavras de Cristo na Cruz’, de Joseph Haydn (1732-1809), vai ser apresentada num concerto de Fernando Miguel Jalôto, ao órgão e responsável pela transcrição da obra, a 12 e 13 de setembro, respetivamente às 21h30, e às 16h30, na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães.
A Paróquia vimaranense de Nossa Senhora da Oliveira informa que esta iniciativa integrada no 2.º Ciclo de Concertos – Grande Órgão Histórico, é de entrada livre, “mediante a lotação do espaço”.
A Colegiada de Guimarães – Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira destaca o “momento de especial significado”, que alia a música de Joseph Haydn ao património e à riqueza do Grande Órgão Histórico da igreja de Nossa Senhora da Oliveira.
A igreja de Nossa Senhora da Oliveira, templo do século XV classificado como monumento nacional, inclui no seu património integrado um grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho (1766-1839), por encomenda da Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, tendo ficado concluído 10 anos depois, após a morte do seu autor.

O maior órgão histórico do Norte de Portugal, Guimarães possui 12 órgãos históricos, possui 2229 tubos sonoros e 51 meios-registos (conjuntos de tubos de sonoridades diferentes), distribuídos por três secções, foi restaurado entre 2011 e 2013 pelo mestre organeiro Pedro Guimarães e a sua esposa, Beate von Rohden.
CB

