Bragança: Diocese assinala 25 anos da catedral com a presença do Núncio Apostólico

Foto – Diocese de Bragança-Miranda

Bragança, 08 set 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda assinala, nos dias 6 e 7 de outubro, o 25.º aniversário da edificação da catedral, dedicada a Nossa Senhora Rainha.

As comemorações vão ter como momento central o dia 7 de outubro e contam com a presença de D. Andrés Carrascosa Coso, representante do Papa Leão XIV junto da Igreja e do Estado português.

O programa tem início no dia 6 de outubro, com a Assembleia do Clero, pelas 15h30 e às 21h00, terá lugar uma assembleia destinada aos consagrados, responsáveis e membros dos departamentos, secretariados, comissões e serviços diocesanos, Paróquias e movimentos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes dois momentos serão presididos pelo Núncio Apostólico, proporcionando espaços de encontro, diálogo e comunhão com os diferentes membros e estruturas da diocese.

O dia 7 de outubro, data central das comemorações, será marcado pela visita de D. Andrés Carrascosa Coso a duas comunidades religiosas da diocese.

Durante a manhã visitará o Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, e o Carmelo da Sagrada Família, no Larinho, concelho de Torre de Moncorvo, num momento de proximidade e encontro com as comunidades de vida contemplativa.

Às 18h00, na catedral, o Núncio Apostólico presidirá à Eucaristia comemorativa do 25.º aniversário, numa celebração que reunirá a comunidade diocesana e contará com a participação do episcopado nacional, de representantes das diversas entidades civis, militares e de segurança, comunidades, paróquias e instituições da diocese.

A animação litúrgica estará a cargo do Coro Nossa Senhora Rainha regido por Patrícia Líbano.

Após a celebração eucarística haverá um momento de convívio aberto a todos.

Às 21h00, o programa comemorativo prossegue com um concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, na Catedral, constituindo um momento cultural também aberto e gratuito para a comunidade.

Inaugurada a 7 de outubro de 2001, a Catedral diocesana é historicamente reconhecida como a primeira catedral portuguesa construída no século XXI.

O sonho da sua edificação remontava a 1768, mas a primeira pedra apenas seria lançada em 1982. Projetada pelo arquiteto Luís Vassalo Rosa, destaca-se pela sua arquitetura contemporânea e pelo desenho pentagonal da nave, disposta em anfiteatro, num espaço que integra traços culturais e materiais característicos da região transmontana. Ao longo destes 25 anos, a Catedral afirmou-se como um importante espaço de celebração da fé, de encontro da comunidade diocesana e de acolhimento de quem visita a cidade de Bragança.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Setembro 2026
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top