Fátima: VI Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária realizam-se em maio com o tema «Onde mora a Esperança?»

VI Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária

Fátima, 02 abr 2024 (Ecclesia) – Os Missionários do Espírito Santo vão realizar as VI Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária, em Fátima, nos dias 18 e 19 de maio, com o tema “Onde mora a esperança?”.

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, a iniciativa vai “incidir sobre as áreas da esperança e da missão, à volta de três abordagens temáticas fundamentais: análise da realidade atual, fontes de esperança e perspetivas de esperança na missão espiritana”.

O primeiro dia inicia-se às 9h00 com o acolhimento e, mais tarde, às 9h45, acontece a sessão de abertura, levada a cabo pelo padre Eduardo Ferreira, dos Missionários do Espírito Santo.

O Cardeal Américo Aguiar vai estar presente na primeira conferência sobre “Onde mora a Esperança?”, que vai ter como moderadora a Irmã Fátima Gama, das Irmãs Espiritanas.

Depois de um intervalo surge o Painel 1, com Anthony Nascimento, da Pastoral Juvenil Espiritana como moderador, e o padre Miguel Melo, jesuíta, e João Guedes, que vão abordar o tópico “Um olhar de esperança sobre o mundo juvenil”.

Neste painel vão estar incluídos também Ana Margarida Neto, enfermeira/ANIMA UNA, que vai falar sobre “Onde mora a esperança na cultura do cuidar?” e Rita Costa e Edgar Duarte, que procuram responder à pergunta “Ousar crer no mundo político-social?”.

Às 15h realiza-se a 2ªconferência, com o padre Rui Santiago, dos redentoristas, que trata o tema “A Fé que eu mais amo, diz Deus, é a Esperança” – Poesia e Profecia da segunda Virtude.

Segundo o programa, o Painel 2 está agendado para as 16h30, sobre três dimensões: “Desesperar na Pastoral da Igreja”, “Maria, fonte de esperança” e “Missionários da Esperança com… Eugénia Caps, Poullart des Places e Francisco Libermann”.

Às 18h30 decorre a Vigília Pentecostes “Vem Espírito Santo” e o dia termina com o Terço na Capelinha das Aparições e Procissão de Velas.

O dia 19 de maio prossegue no Auditório das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres e vai contar com a 3ª conferência pelo padre Pedro Fernandes, dos Missionários do Espírito Santo.

VI Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária

O Painel 3 vai realizar-se às 11h, com Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, e o tema “O diferente ameaça a esperança”, com Leopoldina Simões, da Comissão da Comunicação do Sínodo, que aborda “O Sínodo, despertador da esperança”, e ainda com o padre José Rebelo, diretor das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), que olha sobre “Há esperança na animação missionária da Igreja local?”.

As VI Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária terminam com a Eucaristia de Pentecostes, que é seguida do almoço.

As inscrições já se encontram abertas e têm o custo de 10 euros por pessoa, em que não estão incluídas as refeições.

As Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária iniciaram-se em 2003, na comemoração dos 300 anos da fundação da Congregação dos Missionários do Espírito Santo e têm como objetivo aprofundar e alimentar uma espiritualidade que lança na busca dos caminhos de Deus para comunicar ao mundo de hoje o Seu amor.

Os espiritanos avançaram para as VI Jornadas Espiritanas de Espiritualidade Missionária “impulsionados pelas palavras inspiradoras e carregadas de futuro”, que o Papa Francisco dirigiu à Família Espiritana, num encontro em Roma, em maio de 2023, a marcar os 175 anos da fusão da Congregação do Espírito com a Sociedade do Imaculado Coração de Maria.

“Não renuncieis à vossa coragem e liberdade interior, cultivai-as e fazei delas um traço vivo do vosso apostolado”, disse o Papa.

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top