Ecumenismo: Comunidade de Taizé realiza Encontro Europeu de Jovens na Eslovénia

Inscrições prolongadas até 10 de dezembro

Taizé, França, 28 nov 2023 (Ecclesia) – A Comunidade de Taizé dinamiza o seu Encontro Europeu de final de ano em Liubliana, capital da Eslovénia, que vai acolher “milhares de jovens” de vários continentes, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2024.

Em cada ano o Encontro Europeu é preparado pela Comunidade de Taizé, em cooperação com as Igrejas locais, este ano, a 46ª edição, realiza-se a convite da Conferência Episcopal Eslovena.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a comunidade ecuménica informa que “50 paróquias vão receber os participantes”, “milhares de jovens de toda a Europa e de outros continentes”, e, desde setembro, alguns monges, duas irmãs da Comunidade de Santo André, e um grupo internacional de jovens voluntários estão em Liubliana para “visitar as paróquias da cidade e arredores”.

No sítio online de Taizé, informam os irmãos, “ainda é possível fazer a inscrição”, a data limite vai ser prolongada até 10 de dezembro, “dependendo da disponibilidade”; o programa para além de momentos de oração e celebração comunitária, constam ateliês – temas de fé e vida interior, mudanças climáticas, envolvimento social, cultura e criação artística – oportunidade de visitas e festa.

Foto Taize Ljubljana (Facebbok)

O novo prior da Comunidade de Taizé, o irmão Matthew, que vai receber este ministério de “servo de comunhão”, este sábado, 2 de dezembro, escreveu a mensagem sobre a qual os jovens vão refletir durante o 46º Encontro Europeu, “e ao longo do próximo ano”, com o tema ‘Caminhar juntos’.

Este encontro anual de final de ano faz parte da ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ promovida pela comunidade ecuménica há mais de 40 anos.

A comunidade de Taizé, em França, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega uma centena de monges, de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, unidos como “sinal de reconciliação entre os cristãos e os povos separados”.

Foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

CB/OC

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top