CEP: Bispos portugueses aprovam a realização do Congresso Eucarístico Nacional em Braga

Fátima, 10 nov 2022 (Ecclesia) – A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou a realização do V Congresso Eucarístico Nacional em Braga, de 31 de maio a 2 de junho de 2024, para celebrar o centenário desta iniciativa também realizada naquela cidade.

Este evento nacional antecede o 53.º Congresso Eucarístico Internacional, que vai decorrer em Quito (Equador) sobre o tema «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

De 07 a 10 de novembro de 2022, decorreu em Fátima a 204.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que foi também informada sobre o processo de preparação do Jubileu de 2025.

«Peregrinos da esperança» é o lema proposto pelo Papa Francisco que pediu que o ano 2023 seja dedicado a redescobrir as quatro Constituições do Concilio Ecuménico Vaticano II, juntamente com o magistério destas décadas, para orientar e guiar o povo de Deus, com a intenção particular de as gerações mais jovens, que não conheceram o evento conciliar, poderem viver a beleza do Concilio, lê-se no comunicado final.

A Assembleia Plenária procedeu também às seguintes nomeações para o triénio 2022-2025: Padre Paulo Jorge Barbosa da Rocha (Diocese do Porto) como Assistente da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM); Padre Hélder Reinaldo Abreu Gonçalves (Diocese do Funchal) como Assistente Nacional da Ação Católica Rural (ACR); Padre Alberto Manuel Pêgo Matos Gomes (Patriarcado de Lisboa), como Assistente Religioso da Federação das Instituições de Terceira Idade (FITI); Padre João Pedro Ferreira Cardoso (Diocese de Viseu) como Assistente Eclesiástico Nacional da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS); Padre Miguel Maria Sousa Rêgo de Cabedo e Vasconcelos (Patriarcado de Lisboa) como Assistente Eclesiástico Nacional das Equipas Jovens de Nossa Senhora; Padre Nuno Augusto Vieira Antunes (Diocese do Porto) como Assistentes Eclesiástico Nacional do Renovamento Nacional Carismático Católico (recondução); Diácono Dr. Fernando Magalhães (Patriarcado de Lisboa) como Assistente do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência e Maria do Carmo Perestrello Diniz como Diretora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.

A Assembleia homologou ainda a nomeação do Padre António Sant’Ana, sj, como Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado de Oração).

Igreja/Portugal: CEP nomeia nova diretora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, que aponta à JMJ Lisboa 2023 como a «grande prioridade»

 

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top