Açores: Inauguração de memorial a Madre Teresa da Anunciada na Ribeira Grande

Foto Igreja Açores; Madre Teresa d’ Anunciada no Convento da Esperança

Angra do Heroísmo, Açores, 20 ago 2022 (Ecclesia) – A comissão fabriqueira da Paróquia da Ribeira Seca informa que a inauguração do memorial da Madre Teresa da Anunciada, religiosa responsável pela implementação do culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, começa pelas 17h30 locais, deste sábado.

O portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, explica que o objetivo dos promotores da criação deste monumento é “contribuir para o impulsionamento da causa de beatificação da religiosa da Ribeira Grande”.

Este sábado, 20 de agosto, véspera da festividade do Coração de Jesus da Ribeira Seca, é inaugurado um memorial dedicado à religiosa, com uma imagem da autoria do escultor Rui Goulart, a partir das 17h30 locais, menos uma hora em Portugal continental, com o desfile da Charanga dos Bombeiros da Ribeira Grande, e o descerramento do monumento ‘Registo do Senhor Santo Cristo com Madre Teresa’.

Segundo a Comissão Fabriqueira da Paróquia da Ribeira Seca, às 18h00, é celebrada uma Missa campal, no adro da igreja de São Pedro, animada por um grupo interparoquial.

Em 2018, o então bispo de Angra, D. João Lavrador, encarregou o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o cónego Adriano Borges, da abertura de um novo processo canónico sobre a madre Teresa d’Anunciada; segundo este responsável dos dois processos jurídicos anteriores, de 5 de maio de 1738 e de 6 de agosto do mesmo ano, resultou “a confirmação da vida virtuosa de Madre Teresa d’ Anunciada”.

Este terceiro processo jurídico “está numa fase muito inicial”, estando predefinida uma comissão encarregue de proceder a um estudo histórico aprofundado, “envolvendo especialistas em diversas áreas da investigação religiosa e secular”, acrescenta, informa o sítio ‘Igreja Açores’.

Madre Teresa d’ Anunciada, nascida e batizada no dia 25 de novembro de 1658, na freguesia de São Pedro, na ilha de São Miguel, recebeu o nome de Teresa de Jesus; Entrou para o Convento da Esperança e iniciou o noviciado a 19 de novembro de 1681.

A devoção pelo Senhor Santo Cristo deve-se à irmã da religiosa que morreu, com fama de santidade, a 16 de maio de 1738; Joana de Santo António “fez notar o quanto aquela Imagem era milagrosa, necessitando de ser cuidada e alumiada”.

Celebrado há mais de três séculos em Ponta Delgada, o culto ao ‘Ecce Homo’ terá começado no Convento da Caloura, em Água de Pau, concelho da Lagoa, São Miguel, passando depois para outras ilhas e para os principais destinos da emigração açoriana.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top