Angra: Ciclo «Diálogos contra a Maré» começa com reflexão sobre neurociências e espiritualidade

Angra do Heroísmo, Açores, 07 mai 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o Seminário Episcopal e a Biblioteca Pública e o Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) vão realizar três debates ‘Diálogos contra a Maré’, o primeiro encontro é sobre ‘Neurociências e Espiritualidade’.

No primeiro encontro, esta quinta-feira, dia 9, participam o médico Luís Cabral, ex-secretário regional da Saúde e especialista em anestesiologia, o padre José Júlio Rocha, doutor em Teologia Moral, que é o vigário episcopal para o Clero e Formação da Diocese de Angra, e o neuropediatra Nuno Lobo Antunes, numa intervenção pela plataforma Zoom, lê-se no portal online ‘Igreja Açores’.

“Que provocações apresenta a IA às neurociências e à fé? Serão obsoletos os conceitos de livre-arbítrio, consciência, espírito? Será possível localizar e quantificar, no cérebro, a liberdade, a justiça ou a fé, ou tudo se reduz a uma dimensão puramente biológica? Será o ser humano um híbrido, nesta mudança de época?”, são algumas das perguntas para reflexão, divulgadas pela BPARLSR para esta sessão.

O primeiro encontro ‘Diálogos contra a Maré’, sobre ‘Neurociências e Espiritualidade’, realiza-se esta quinta-feira, dia 9 de maio, a partir das 20h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís Silva Rebelo, e tem entrada livre, para além da transmissão online em direto a página da BPARLSR na rede social Facebook.

Com estes ‘Diálogos contra a Maré’, as entidades organizadoras pretendem “novas abordagens” a temas atuais e que constituem “um verdadeiro desafio quer para a religião quer para a ciência”, informa a Diocese de Angra; as outras duas sessões são sobre ‘Fé e Literatura’ e ‘Religião e Ciência’.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
plugins premium WordPress
Scroll to Top