Açores: Bispo de Angra preside à festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Tríduo preparatório começa esta terça-feira, o mote da festa é o episódio da ressurreição do filho único de uma mãe viúva, ligando-o à JMJ Lisboa

Foto Agência ECCLESIA/PR, imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Angra do Heroísmo, Açores, 08 mai 2023 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir às celebrações principais do Senhor Santo Cristo dos Milagres, de 12 a 14 de maio, uma Missa dedicada à juventude à meia-noite é uma das novidades da festa que começa com um tríduo.

“Durante a pandemia, e depois de tantos constrangimentos, procurámos aproximar as pessoas da imagem e alterámos alguns aspetos do formato e do programa da festa. Este ano, em que tudo regressa à normalidade, em que terminou a pandemia e já não há constrangimentos, regressámos também aquilo que era habitual antes, no essencial”, explicou o reitor do santuário, o cónego Adriano Borges, ao portal diocesano online ‘Igreja Açores’.

O tríduo, a preparação espiritual para a festa, realiza-se entre terça-feira e quinta-feira, de 9 a 11 de maio, e tem como pregador o padre José Júlio Rocha, todos os dias, pelas 18h00 locais (menos uma hora em Portugal continental e Madeira), na igreja do Senhor Santo Cristo.

Quarta-feira, dia 10, é lançado um livro sobre Madre Teresa da Anunciada, às 19h00, a seguir à Eucaristia, e, no dia seguinte, é apresentado um filme, às 21h00, no Teatro Micaelense, ambos da autoria de Armando Moreira; projetos que o reitor do santuário anunciou em 2019, juntamente com uma nova estátua da impulsionadora deste culto, inaugurada a 20 de agosto de 2022, no adro da igreja do Convento da Esperança.

Madre Teresa d’Anunciada, nascida e batizada no dia 25 de novembro de 1658, na freguesia de São Pedro, na ilha de São Miguel, e recebeu o nome de Teresa de Jesus; Entrou para o Convento da Esperança e iniciou o noviciado a 19 de novembro de 1681.

Esta sexta-feira, 12 de maio, do programa destaca-se a Missa com os Doentes, com o sacramento da Santa Unção, presidida pelo bispo de Angra D. Armando Esteves Domingues, às 11h00, na igreja São José, seguindo-se uma visita ao Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres; às 21h00, é inaugurada a iluminação decorativa da fachada do santuário cristológico.

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres também vai lançar o livro ‘Peregrino da Esperança- o cardeal Tolentino Mendonça na festa do Senhor Santo Cristo’, na sexta-feira, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com as intervenções proferidas em 2022, presidiu à Missa dos doentes, fez o sermão da mudança da imagem, presidiu à Missa da Irmandade, e à Eucaristia solene.

“A presença do cardeal e a forma como se exprimiu, seja lendo textos seja nas palavras mais livres que deixou, criou empatia e deixou uma marca que o Santuário entendeu perpetuar desta forma”, explicou monsenhor António Saldanha, oficial do Dicastério da Causa dos Santos (Santa Sé), que escreveu o prefácio e apresenta o livro com o reitor do santuário micaelense e com o padre José Júlio Rocha.

No sábado, o bispo de Angra preside à celebração no hospital, de manhã, há a Missa própria para a Irmandade, dentro da capela do Convento, e a Procissão da Mudança da imagem do Santo Cristo, às 16h30, para igreja de São José, com sermão de D. Armando Esteves Domingues, pelo meio, às 18h00, regressando ao adro do santuário para a Missa Campal, que começa às 09h30 locais, de domingo, e é transmitida pela RTP Açores e RTP Internacional.

Uma das novidades do programa religioso deste ano é a Eucaristia à meia-noite, presidida pelo bispo de Angra, especialmente dedicada à Juventude, com um coro próprio e a participação de jovens de toda a ilha que, depois, animam a vigília, com o responsável pela pastoral juvenil diocesana, até às 03h00 da manhã.

O episódio bíblico da visita de Jesus à viúva de Naim, que se preparava para enterrar o único filho, um jovem, e a quem foi ordenado que se levantasse, é o mote da festa, procura ir ao encontro da mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que tem como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel.

A Procissão Solene pelas ruas de Ponta Delgada, no dia 14, começa às 15h00, e termina após quatro horas, informa o sítio online ‘Igreja Açores’, com a recolha do ‘Ecce Hommo’ para o Convento da Esperança, uma imagem com mais de 400 anos, que foi oferecida às Clarissas pelo Papa Paulo III.

O programa das festas termina no dia 18 de maio, as celebrações religiosas com uma Missa, às 18h00.

A capa que vai vestir a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres na festa deste ano foi oferecida pela Irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton, no Canada, e “já deveria ter sido concretizada há dois anos mas a pandemia adiou o projeto”.

“A capa é um bocadinho de cada um de nós, representa o esforço de cá e o agradecimento por  tudo o que o Senhor Santo Cristo tem feito pela gente”, disse o provedor da Mesa da Irmandade ao portal ‘Igreja Açores’.

Guido Pacheco explicou que a nova capa foi feita em Vila Franca do Campo, “como a maioria das capas oferecidas ao Senhor, e vai cheia do amor e carinho para o Senhor” da Irmandade criada há 18 anos.

O provedor e 24 irmãos, que cumprirão um dos percursos com o andor, vão estar presentes na festa; a Irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton tem elementos de várias gerações, o que “garante o interesse de todos” por essa devoção.

Celebrado há mais de três séculos em Ponta Delgada, o culto ao ‘Ecce Homo’ terá começado no Convento da Caloura, em Água de Pau, concelho da Lagoa, São Miguel, passando depois para outras ilhas e para os principais destinos da emigração açoriana.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top