Foto Agência Ecclesia; Capela de Santo António no Mosteiro de São Vicente de Fora

Lisboa, 13 jan 2020 (Ecclesia) – O Mosteiro São Vicente de Fora, no Patriarcado de Lisboa, vai dinamizar o peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’, que tem público-alvo as famílias, a partir de 29 de fevereiro, uma vez por mês, até dezembro.

“Esta atividade é um desafio onde cada família pode aprender, de forma lúdica e divertida, como era o dia-a-dia de um monge, quem tratava das lides domésticas, como contavam o tempo, como se sustentavam, entre outras curiosidades”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A coordenadora do Museu do Patriarcado de Lisboa, Joana Santos, explica que cada família vai viajar pelos caminhos da história “descobrindo o quotidiano num mosteiro medieval”, como o de São Vicente de Fora onde viveu Santo António.

O peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’ insere-se nas comemorações do jubileu dos 800 anos da partida do santo português para Marrocos, que vai ser assinalado com diversas iniciativas durante 2020.

A atividade começa no dia 29 de fevereiro e vai repetir-se no último sábado de cada mês, sempre às 15h00, até dezembro; As famílias podem participar em grupos de dois a cinco elementos e a inscrição é limitada a 20 grupos por sessão.

Para além desta iniciativa dedicada às famílias, o Mosteiro São Vicente de Fora está a dinamizar visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, como este sábado, dia 18 de janeiro, sobre o ‘O Quotidiano no Mosteiro’.

O monumento nacional é uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma joia do património português”, onde atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

CB

Partilhar:
Share