Aveiro, 03 abr 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Aveiro divulgou um programa com diversas iniciativas que vai promover para assinalar a Semana Santa 2019, em diversos locais da cidade, a partir do próximo dia 13 até ao Domingo de Páscoa, a 21 de abril.

O conjunto de atividades ‘Há noite nas Carmelitas’, sempre a partir das 21h30, destaca-se da programação logo no dia 14, quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, com a apresentação de Quadros Vivos de Caravaggio (pintor italiano barroco – 1571-1610).

‘La Conversione Di un Cavalio’ vai ser apresentado pela companhia Malatheatre, criada por Ludovica Rambeli (que faleceu em abril de 2017) depois de uma palestra sobre o modo de Caravaggio trabalhar, apresentada na Universidade de Nápoles, onde percebeu que “a melhor maneira de explicar era através de uma performance teatral”.

No dia seguinte, 15 de abril, o Grupo Bíblico da Paróquia aveirense da Vera-Cruz propõe uma noite de “Seder Pascal”, pelas 20h00, onde vão recriar a Ceia Pascal judaica, “na qual se insere a tradição eucarística e a Última Ceia de Jesus Cristo”; As inscrições terminam no dia 10.

Nos dias 16, 18 e 20, o município de Aveiro propõe música ‘nas Carmelitas’, respetivamente ‘Cantos da Quaresma’, com os músicos César Prata e Sara Vidal trabalho discográfico de 2017, com 12 músicas da religiosidade tradicional popular; um ‘Concerto de Páscoa’, com o Ensemble de Música de Aveiro, e ‘Cantos de Devoção dos séculos XVI e XVII’

Das iniciativas para a Semana Santa, propostas pela câmara municipal, destacam-se também concertos de órgão, ao fim de tarde, a partir das 17h30, na Sé, na igreja da Misericórdia e na igreja de Jesus, nos dias 14, 18, 19, 21.

A Sé de Aveiro vai receber também um grande concerto da Páscoa, a partir das 21h30, do próximo dia 17, e dois dias depois (19 abril), o final da Procissão Enterro do Senhor que começa na igreja da Vera Cruz (21h30).

CB

Partilhar:
Share