«Estórias de um Sim» também vai ser um espaço de divulgação e promoção da JMJ 2023, com hino criado pelo sacerdote

Pombal, 26 mai 2021 (Ecclesia) – O padre João Paulo Vaz, pároco na Diocese de Coimbra, cantor e compositor, lançou um programa mensal nas redes sociais, intitulado ‘Estórias de um Sim’, dedicado à música, à solidariedade e entrevistas.

O sacerdote referiu à Agência ECCLESIA que esta iniciativa surgiu “da necessidade de continuar a “evangelizar pela música”, um projeto que assumiu, particularmente, desde que editou o primeiro Cd, em 2003.

“Nestes últimos anos, e propriamente este ano que passou, vendo a dificuldade não só pela pandemia, mas que já existia antes, de fazer chegar a minha música o máximo que pudesse a todos, surge esta possibilidade de criar um programa online, em direto, onde posso continuar e com as minhas músicas, as minhas composições, e assumindo-me como padre que canta, que compõe e que evangeliza pela música”, desenvolveu.

O programa ‘Estórias de um Sim’ tem um fim solidário e, em cada episódio, vai ajudar uma causa ou uma instituição, para onde vão “todos os donativos” angariados ao longo da emissão online e durante o mês seguinte, até ao próximo episódio.

“Cantamos e cantamos também por uma causa, para ajudar alguém, chegamos com Cristo mais longe para que se concretize na verdade, nas nossas formas possíveis, esta ajuda e presença especialmente no meio dos que mais necessitam”, indicou o padre João Paulo Vaz.

Neste momento, os contributos solidários estão a ajudar a ‘Olhar 21 – Associação de Apoio à Inclusão do Cidadão com Trissomia 21’ (Coimbra), até ao dia 15 de junho.

O padre João Paulo Vaz vai ter também em estúdio a presença de um convidado para uma conversa e pretende que sejam pessoas ligadas ao “mundo da música” e à evangelização pela música, e que contem o que significa “dizer sim com a música, mas também com as suas próprias vidas”.

No primeiro episódio participou o padre Jorge Castela, da Diocese da Guarda, membro fundador da ‘Banda Jota’ e mentor do ‘Festival Jota’, iniciativa de inspiração cristã/católica.

‘Estórias de um Sim’, programa mensal, em direto, é também uma oportunidade do padre João Paulo Vaz e do seu convidado interagirem com quem está a assistir, através de uma chamada que o público pode fazer para o estúdio.

“Seja para pedir uma música, partilhar aquilo que são os ecos da entrevista com o convidado, e a pessoa pode reagir, fazer uma pergunta. Quisemos que fosse um programa interativo”, explicou o sacerdote.

O padre João Paulo Vaz é autor da letra do hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, ‘Há Pressa no Ar’, e o programa ‘Estórias de um Sim’ está a ser coproduzido pelo músico Pedro Ferreira, autor da música deste mesmo hino.

“Assumimos que, nestes programas, teremos uma parte final dedicada à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, fazendo uma ou outra referência ao andamento da preparação e cantando o hino ou uma parte do hino para mantermos viva esta caminhada. Assumimos o desafio de provocar e chamar jovens do país inteiro a participar na jornada”, conclui o padre cantor.

O próximo episódio de ‘Estórias de um Sim’ é no dia 15 de junho, a partir das 21h30, na página do sacerdote da Diocese de Coimbra no Facebook.

CB/OC

 

Partilhar:
Share