Europeias 2024: Bispos católicos pedem «voto responsável que promova os valores cristãos e o projeto europeu»

COMECE apela à participação na escolha de deputados, alertando para «tempos difíceis e incertos»

Bruxelas, 13 mar 2024 (Ecclesia) – A comissão dos bispos católicos da UE (COMECE) apelou hoje a um “voto responsável”, nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, que promova “os valores cristãos” e o projeto comunitário.

“Sabemos que a União Europeia não é perfeita e que muitas das suas propostas políticas e jurídicas não estão de acordo com os valores cristãos e com as expectativas de muitos dos seus cidadãos, mas acreditamos que somos chamados a contribuir e a melhorá-la com os instrumentos que a democracia nos oferece”, indica o organismo episcopal, em nota divulgada online.

As eleições para o Parlamento Europeu vão decorrer nos vários Estados-membros, de 6 a 9 de junho de 2024.

“É nossa responsabilidade fazer a melhor escolha possível nas próximas eleições”, indicam os bispos, alertando para os tempos “difíceis e incertos” que a Europa e o mundo estão a viver.

A COMECE reitera o seu apoio ao projeto de “uma Europa unida na diversidade, forte, democrática, livre, pacífica, próspera e justa”.

“Encorajamos os jovens a exercer o seu direito de voto nas próximas eleições europeias e a construir assim uma Europa que assegure o seu futuro e faça justiça às suas verdadeiras aspirações”, pode ler-se.

A declaração, intitulada ‘Por um voto responsável que promova os valores cristãos e o projeto europeu’, foi assinada por todos os bispos delegados pelos episcopados da UE na Assembleia da COMECE.

OC

Partilhar:
Scroll to Top