Porto: Refugiados ucranianos agradecem acolhimento no Seminário do Bom Pastor

Obra Diocesana de Promoção Social divulga testemunhos, assinalando 2.º aniversário da estrutura criada para receber quem foge da guerra

Foto Agência ECCLESIA/PR

Porto, 13 mar 2024 (Ecclesia) – A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) assinalou hoje o 2.º aniversário da Estrutura Acolhimento Coletivo do Seminário do Bom Pastor, que recebe refugiados da guerra na Ucrânia.

“Sempre com um sentido de Missão, respeitando a diversidade cultural, religiosa e as demais fragilidades que cada um carrega, a Obra Diocesana de Promoção Social abraçou este desafio, proporcionando a todos um acolhimento, em Portugal, assente na dignidade humana”, indica o padre Manuel Luís Brito, presidente da direção da ODPS, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A instituição apresenta um vídeo com testemunhos de pessoas acolhidas durante os últimos dois anos.

A Estrutura de Acolhimento Coletivo do Seminário do Bom Pastor foi criada pela Diocese do Porto que cedeu o espaço para dar uma “resposta de emergência” de acolhimento para pessoas que saíram da Ucrânia, após a invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022.

No vídeo, Lilia saúda os “amigos” que encontrou Portugal, país onde Natalya “nunca” tinha pensado chegar; Anna e o seu filho Vladislau relatam a longa viagem que os trouxe até ao Porto, depois de conhecerem um voluntário, “por acaso”.

“Estamos felizes por não ouvirmos mais os sons das sirenes e das explosões”, relata Lidia.

Amjad, que estava a estudar Medicina na Ucrânia, é um dos vários refugiados de outras nacionalidades que fugiu, por causa da guerra, sendo acolhidos com a comunidade ucraniana.

“Portugal deu-me a oportunidade de estudar”, diz Moatez, após ter visto candidaturas recusadas em universidades de outros países.

OC

Ucrânia: Bispo católico diz que Rússia ameaça toda a Europa e teme recurso ao nuclear

 

Partilhar:
Scroll to Top