O apelo foi lançado para fortalecer a cooperação entre a União Europeia e os Estados-membros em relação à saúde

Foto: Lusa/EPA

Bruxelas, 24 out 2020 (Ecclesia) – A COMECE (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia) enviou à União Europeia e seus países membros uma mensagem de apelo para que as vacinas contra a Covid-19 sejam “acessíveis a todos e a preços económicos”.

“A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, a COMECE, através do Grupo de Trabalho sobre Ética, enviou à UE e aos países-membros, uma mensagem de apelo para que “as futuras vacinas contra a Covid-19 devem ser acessíveis e disponibilizadas a preços económicos, especialmente para os idosos, os doentes e os profissionais da saúde”, conforme anunciado este sábado. 

Perante a realidade de pandemia a COMECE fez ainda algumas solicitações como “fortalecer a cooperação entre a União Europeia e os Estados-membros em relação à saúde, garantindo a acessibilidade, sustentabilidade e segurança do abastecimento médico e farmacêutico, e construir a resiliência estratégica”.

“A pandemia sem dúvida afetou todos, colocando à prova todos os setores da sociedade e da economia”, salientam.

O grupo discutiu ainda a situação dos idosos, que “são severamente afetados pelas circunstâncias atuais, em particular devido à falta de políticas sustentáveis”.

A Comissão dos Episcopados Católicos da UE (COMECE) é composta por bispos delegados das Conferências Episcopais dos 28 países membros da União Europeia.

SN

Partilhar:
Share