Europa: Bispos pedem «solidariedade» para imigrantes do Norte de África

Conselho das Conferências Episcopais da Europa falou sobre a situação dos milhares de refugiados que têm chegado ao continente

Saint Gallen, Suíça, 04 abr 2011 (Ecclesia) – Os bispos europeus pedem maior “solidariedade” na abordagem à situação “dramática” de milhares de imigrantes que têm entrado no continente, vindos do Norte de África.

“As vagas de refugiados chegam à Europa, através da Itália. No entanto, este problema não  afeta apenas uma nação” sublinhou o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), num comunicado enviado à agência ECCLESIA.

Nas últimas semanas, mais de 6 mil imigrantes ilegais chegaram à ilha de Lampedusa, na região italiana da Sicília, provenientes de países como a Líbia, a Tunísia ou o  Egito, procurando escapar à guerra e à instabilidade social.

Este cenário já levou o governo italiano a declarar estado de emergência, e a promover a retirada de centenas de refugiados, devolvendo-os à proveniência.

O CCEE acredita que esta situação só irá ser resolvida quando “tiver a participação de todas as estruturas continentais”.

Para já, pede que “se olhe para cada um daqueles seres humanos como criaturas de inalienável dignidade”.

A Amnistia Internacional (AI) também se manifestou extremamente preocupada perante o destino dos refugiados.

Esta organização humanitária considera que os imigrantes, enquanto esperam o seu destino, “estão a ser obrigados a viver em condições muito abaixo das estabelecidas pelos direitos humanos”.

Segundo a agência ANSA, são apontadas várias falhas ao governo italiano, como a falta de informação sobre os procedimentos legais dos pedidos de asilo.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top