Iniciativa na cidade que acolhe Encontro Mundial de Famílias serviu para traçar o rumo que a Igreja Católica quer dar a este setor nos próximos anos

Foto: D. Joaquim Mendes (á direita) representou Portugal neste encontro do CCEE em Dublin (Créditos: CCEE)

Dublin, 24 ago 2018 (Ecclesia) – A Comissão para a Família e para a Vida, do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, reuniu pela primeira vez esta quarta-feira, em Dublin, na Irlanda, onde está a decorrer o Encontro Mundial das Famílias.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, este encontro serviu sobretudo para “traçar algumas das linhas orientadoras” para este setor pastoral da Igreja Católica na Europa.

“Linhas essas que serão apresentadas na próxima assembleia plenária do CCEE, que vai ter lugar em Poznan, na Polónia, entre 13 e 16 de setembro”, esclarece a mesma fonte.

Durante a reunião, presidida pelo arcebispo de Santo André e de Edimburgo, D. Leo Cushley, foram apresentados os bispos e delegados responsáveis pela pastoral da família dentro das 15 conferências episcopais que fazem parte do CCEE, incluindo de Portugal.

O nosso país está atualmente representado no Conselho pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

No que toca ao setor da Família, ele está a cargo de D. Joaquim Mendes, bispo-auxiliar de Lisboa, e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, que participou nos trabalhos em Dublin.

A Comissão para a Família e para a Vida, do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, foi criada em 2017 e tem como principal missão “a promoção do Evangelho da Família”.

Criado em 1971, o CCEE é composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chisinau, na Moldávia

JCP

Partilhar:
Share