Publicação une Universidades Católicas de São Paulo e Portugal

Lisboa, 28 jan 2020 (Ecclesia) – A revista REVER – Revista e Estudos de Religião, que une as Universidades Católicas de São Paulo (Brasil) e Portugal, lançou um número temático dedicado ao tema ‘Religião, Territórios, Redes e Fluxos’.

A publicação foi coordenada por Jorge Botelho Moniz, da Universidade Católica Portuguesa, e por Margarida Franca, da Universidade de Coimbra.

O número aborda a investigação sobre “as correlações entre as formas humanas de habitar o espaço e as práticas/representações”.

O editorial, assinado pelos coordenadores, refere que “a singularidade da geografia da religião reside em acrescentar uma dimensão espacial aos estudos da religião, analisando o uso, a produção e a apropriação dos espaços face a um comportamento distinto do ser humano, com motivações ou devoções religiosas”.

Margarida Franca e Jorge Botelho Moniz destacam que “os tempos hipermodernos refletem uma realidade complexa, na medida em que, após a fratura das principais âncoras ou metanarrativas que conferiam estabilidade identitária aos indivíduos e aos grupos, a sociedade tornou-se mais aberta, dinâmica, fluída ou líquida”.

Os especialistas indicam que a religião “continua a persistir como suporte da organização social, surgindo até novas identidades religiosas, novos processos de identificação religiosa, novos movimentos religiosos e novos lugares sagrados”.

OC

Partilhar:
Share