Guarda, 01 jul 2021 (Ecclesia) – O colóquio de preparação do ‘Congresso Internacional da Bíblia’, com conferências de dois cardeais e apresentação da obra ‘A Bíblia em Portugal: 25 séculos de traduções e modelações’, hoje e 3 de julho, em Gouveia.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que esta iniciativa começa com a inauguração da exposição filatélica Bíblia Global «”A Bíblia na Arte Postal” dos países do mundo», às 14h15, nos Paços do concelho de Gouveia.

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, vai falar sobre a ‘Bíblia, um código para compreender a cultural ocidental’, a partir das 14h30.

Segundo o programa, o lançamento e ritual de obliteração do selo dos CTT comemorativo dos “1600 Anos do Nascimento de São Jerónimo, primeiro tradutor da Bíblia para Latim, a famosa e influente Vulgata”, realiza-se às 15h15.

Depois, decorre o lançamento da obra completa em seis volumes ‘A Bíblia em Portugal: 25 séculos de traduções e modelações’, de frei Herculano Alves, Franciscano Capuchinho, e a conferência ‘Portugal, um país bíblico?’, pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para enquadrar a obra completa.

A organização informa que vão transmitir os eventos preparatórios do Congresso Internacional ‘A Bíblia na Cultura Ocidental’, nas redes sociais do Município de Gouveia – Facebook e Youtube – e na Gouveia TV, no Meo Kanal (verde 6290).

Este sábado, dia 3 de julho, realiza-se a gala de entrega de prémios do ‘BÍBLIA MOOV’, às 15h00.

LFS/CB

 

Cultura: Primeira edição da tradução da Bíblia em português foi atirada ao mar e as seguintes chegaram aos 200 milhões de exemplares

Partilhar:
Share