Escuteiros, Escoteiros e Guias vão colorir o centro de Cascais num encontro de partilha de experiências

Lisboa, 12 abr 2018 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas, a Associação dos Escoteiros de Portugal e a Associação Guias de Portugal vão promover entre sábado e domingo o encontro “Mafeking Talks”, em Cascais, com oradores que deixaram as suas vidas se transformarem.

“O “Mafeking Talks” são dois dias de aprendizagem e partilha de experiências, no único encontro em Portugal que reúne as três associações na busca do que nos aproxima”, como anuncia o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

As conferências têm cerca de 10 a 20 minutos e vão ter 33 oradores escuteiros, escoteiros e guias que vão partilhar as suas experiências de vida e de movimentos.

Entre os oradores destaque para João Armando, ex chefe mundial do escutismo, Inês Gonçalves, da Associação Mundial das Guias e das Escuteiras que foi porta-voz de dez milhões de raparigas na 62.ª Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas, no último mês de março, e o escritor e antigo escuteiro José Luís Nunes Martins.

O espaço da internet criado para o encontro explica a origem da designação “Mafeking Talks”, que surge “do momento histórico “Cerco de Mafeking”, local da origem da visão de Baden Powell sobre o esc(ou)tismo com a criação do Corpo de Cadetes de Mafeking”.

Esta visão nos dias de hoje dá o desafio aos escuteiros, escoteiros e guias de levar a “mensagem do fundador BP pelos campos de “batalha””.

A capital Europeia da Juventude 2018, Cascais, espera acolher os 300 participantes que se vão dividir por três espaços distintos, com conferências a acontecer em três palcos, “IMPISA, KIM e FOGO”.

SN

Partilhar:
Share