Coimbra, 11 jun 2021 (Ecclesia) – A Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas (CNE) informa que vão repor o busto de Robert Baden-Powell na Rotunda de Jericó, na Freguesia de Santa Clara, este sábado, a partir das 12h00.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o chefe regional de Coimbra do CNE considera a reposição do busto de Baden-Powell “uma atitude de extrema importância para repor a verdade e justiça”.

Luís Coelho destaca que a homenagem ao fundador do movimento que “promove a tolerância e solidariedade em todo o mundo” é “mais que merecida”.

O Corpo Nacional de Escutas, através da Junta Central (direção nacional) e da Junta Regional de Coimbra, congratula-se com a reposição do busto de Robert Baden-Powell, numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, e dos escuteiros do Agrupamento 162 Santa Clara.

O evento, este sábado, 12 de junho, pelas 12h00, conta com a presença do presidente do munício de Coimbra, Manuel Machado, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, do chefe nacional do CNE, Ivo Faria, e de Luís Coelho.

O busto de Baden-Powell na Rotunda de Jericó, em Santa Clara, foi decepado em junho de 2020; A obra em pedra calcária, do artista Armando Martinez, foi inaugurada em julho de 2004 numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, Junta de freguesia de Santa Clara e Agrupamento 162 do CNE.

O Corpo Nacional de Escutas tem um efetivo de mais de 72 mil elementos – cerca de quatro mil na Região de Coimbra – e contribui para a “formação integral da juventude”, procura fazer das crianças e dos jovens “adultos honrados, cooperativos e com valores, para serem cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor e mais interventiva”.

O Movimento Escutista é uma organização mundial presente em 224 países e territórios, que forma “milhões de crianças e jovens numa perspetiva de promoção da diversidade e inclusão”, desde 1907.

CB

Partilhar:
Share