Escola Teológica do Funchal abre curso dedicado a Nossa Senhora

Instituição prossegue o seu trabalho de formação cristã junto dos leigos

“Maria no Mistério de Cristo” é o nome do novo curso que a Escola Teológica do Funchal abriu dia 14, para os leigos.

De acordo com o padre António Figueira, director da instituição, trata-se de aproveitar a dinâmica iniciada com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora à diocese, no ano passado.

“Pensámos em fazer um pouco eco daquilo que foi essa visita e meditar em Maria como membro proeminente da Igreja, como figura acabada daquilo que o cristão deve ser” adianta aquele responsável.

“Não se pretende apenas falar da devoção a Maria”, sublinha ainda o director da Escola Teológica. O objectivo é ir mais além, tratar de “alguém que, no interior da Igreja, faz com que Cristo se torne presente e activo na vivência dessa Igreja”, de acordo com a maneira como ela é apresentada pelo Concílio Vaticano II.

Numa parceria com a Universidade Católica, a iniciativa é especialmente dirigida a professores de Educação Moral e Religiosa Católica, que estejam a fazer um complemento de Ciências Religiosas. Foi ainda aberta a todos os leigos que apostem na sua formação intelectual e vivência cristã.

As 20 vagas disponíveis foram todas preenchidas – “se calhar vamos ter de abrir mais umas quantas”, refere o padre António Figueira.

Tanto ao nível dos cursos de “iniciação bíblico-teológica”, como nos chamados “cursos monográficos”, tem havido bastante adesão por parte dos leigos a estas iniciativas formativas da Escola Teológica do Funchal.

Nos últimos anos, a instituição tem também dado destaque a temas propostos pela Igreja em geral, como o Ano Paulino, o Ano Sacerdotal e a Doutrina Social da Igreja, entre muitos outros.

“Participam muitas pessoas que já estavam integradas em diversos movimentos, nas suas paróquias, leigos que já estavam a dar os seus frutos”, revela o director da Escola.

No entanto, nem sempre a Escola tem atingido um dos seus objectivos, que é chamar e integrar mais pessoas de fora, que estejam mais afastadas da esfera eclesial.

“Por exemplo, tínhamos como objectivo, com o curso sobre a Doutrina Social da Igreja, chamar mais pessoas do mundo empresarial, fazer com que esse mundo se abrisse, e isso não foi muito bem conseguido”, adianta o sacerdote.

Não é fácil, segundo o mesmo responsável, fazer com que “as estruturas formativas das dioceses cheguem até eles, é difícil motivá-los”.

Na opinião do padre António Figueira, falta uma formação com temáticas mais específicas para esses núcleos mais fechados, que não seja tão orientada apenas para a teologia prática e pastoral, como aconteceu até agora.

O curso “Maria no Mistério de Cristo” é leccionado pelo cónego Vítor Gomes, pároco da Sé do Funchal e doutorado em Teologia Fundamental pela Faculdade Jesuíta de Paris.

Vai decorrer todas as terças-feiras, entre as 18h.30 e as 19h e 45, até Janeiro de 2011.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top