Era digital desafia imprensa católica

Congresso internacional debate o tema por iniciativa do Vaticano

Representantes da Igreja provenientes de 85 países de vários continentes estão reunidos em Roma até Quinta-feira para debater os desafios da era digital no futuro da imprensa católica.

A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), estrutura que na Santa Sé acompanha as questões relacionadas com os media.

Na sessão de abertura, D. Claudio Maria Celli, presidente do PCCS, referiu que o encontro tem por objectivo “analisar os problemas da imprensa católica no actual contexto mundial, fortemente influenciado e marcado pelas novas tecnologias que empurram para a «multimedialidade»”

Segundo o prelado, é preciso que os órgãos de informação eclesiais se interroguem “sobre qual a sua mais profunda identidade e qual a sua missão”, num momento em que todo o jornalismo enfrenta os desafios da era digital.

Para D. Claudio Celli, “deve pensar-se na imprensa católica numa perspectiva de serviço, e isso só será possível se se perguntar qual deve ser o seu papel na sociedade e na Igreja”.

O responsável adiantou que os media eclesiais deveriam ser uma “realidade vizinha, capaz de acompanhar a vida, capaz de dar voz a preocupações, desejos, projectos de pessoas que sejam, depois, os seus leitores”.

O presidente do PCCS sublinhou ainda a importância que os meios de comunicação social têm no interior da Igreja, por poderem constituir “um instrumento privilegiado no difícil dever de promover e fomentar uma compreensão intelectual da fé”.

Liberdade de expressão, verdade, comunhão eclesial, Internet e abordagem de temas polémicos são alguns dos temas do programa, que no último dia prevê uma audiência com o Papa Bento XVI.

O Congresso da Imprensa Católica é a quinta iniciativa do PCCS sobre o papel dos meios de comunicação social na actualidade.

O primeiro encontro decorreu em 2006, em Madrid, tendo sido dedicado à televisão, enquanto que os seguintes, realizados em Roma, reflectiram sobre a rádio e questões colocadas pelas faculdades de comunicação social das universidades católicas, entre outros temas.

Paulo Rocha (Agência ECCLESIA), Roma

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top