Ensino Superior: Reitora da UCP propõe superação de «paradigma tecnocrático», face aos desafios da humanidade

Universidade Católica celebra dia nacional com o lema «A ciência ao serviço do bem comum»

Foto: Lusa

Lisboa, 30 jan 2019 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) propõe na sua mensagem para o Dia Nacional da instituição, que se celebra este domingo, a superação de um “paradigma tecnocrático”, promovendo o diálogo entre os vários saberes.

“Porque os grandes problemas da sociedade, da preservação da nossa casa comum, cuja riqueza nos foi dado gerir, não se podem resolver à sombra dos muros disciplinares, mas exigem respostas robustas e holísticas, urge num novo paradigma de convergência cultivar a ciência numa ecologia integral”, refere o texto de Isabel Capeloa Gil, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O Dia Nacional da UCP tem como lema, em 2019, “A ciência ao serviço do bem comum”.

A reitora da instituição de ensino recorda o ensinamento do Papa Francisco, na encíclica ‘Laudato Si’, na qual se rejeita uma “atitude instrumental” sobre o ambiente e a sociedade.

“Na sociedade do conhecimento, a busca do saber que se manifesta em quantidade, qualidade e abrangência, parece constituir-se de forma crescente como estratégia de poder. Poder sobre o ambiente, as instituições, as pessoas”, adverte Isabel Capeloa Gil.

A responsável, atual presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, que trabalhar para remediar “a erosão do diálogo interdisciplinar” e o “distanciamento entre as necessidades da sociedade e a lógica da investigação laboratorial”, formando profissionais e investigadores “aptos a lidar com a complexidade de forma integrada”.

“Só assim, atenta às exigências do presente, mas sem se submeter a tendências instrumentais de curto prazo, poderá a Universidade Católica realizar a sua missão, centrada num entendimento de formação universitária de longue durée, isto é, que nunca está efetivamente completa, mas se continuará a fazer ao longo da vida”, conclui.

A UCP vai promover esta sexta-feira uma sessão solene de celebração do seu Dia Nacional, com a presença do prefeito da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), cardeal Giuseppe Versaldi.

A celebração tem início marcado para as 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros (Edifício da Biblioteca João Paulo II) da UCP, em Lisboa.

A Universidade Católica Portuguesa tem quatro centros – Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu – com 10 850 alunos em cursos conferentes de grau e 7549 em cursos não conferentes de grau; criada em 1967, é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública.

OC

Partilhar:
Scroll to Top