Marcelo Rebelo de Sousa marca presença em sessão comemorativa, no Porto, com inauguração de novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia

Porto, 07 fev 2020 (Ecclesia) – O presidente da República sublinhou hoje o estatuto “inquestionável” de utilidade pública da Universidade Católica Portuguesa, falando no Porto, onde participa na sessão comemorativa do Dia Nacional da instituição.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na inauguração do novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia, referindo à Agência ECCLESIA que esse estatuto se “tem vindo a reforçar no tempo”.

O chefe de Estado foi ainda questionado pelos jornalistas sobre a eventual legalização da eutanásia em Portugal, remetendo qualquer intervenção para o momento em que um diploma chegar ao Palácio de Belém.

“Não me queria pronunciar sobre um processo, em curso no Parlamento, que supõe o parecer do Conselho Nacional de Ética, a pronúncia de outras entidades e, depois, naturalmente a apreciação parlamentar”, referiu.

A sessão comemorativa do Dia Nacional da UCP acontece no Auditório Ilídio Pinho do Centro Regional do Porto, com a presença do bispo diocesano, D. Manuel Linda, e do presidente da República Portuguesa.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

O bispo do Porto, que procedeu à bênção do edifício de biotecnologia da Universidade Católica, referiu-se a este momento na sua conta do Twitter: “A bênção não garante a solidez da estrutura. Mas compromete duas partes- Deus que dará o seu Espírito e os investigadores que farão ciência que interesse à humanidade”.

Sob o lema ‘A Universidade como protagonista do futuro’, a cerimónia engloba a imposição das insígnias e entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2019 e a distribuição de medalhas de prata da UCP pelos colaboradores que completaram 25 anos de serviço em 2019.

A Universidade Católica Portuguesa tem quatro centros – Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu; criada em 1967, é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública.

HM/OC

 

Partilhar:
Share