Bispo do Ordinariato Castrense agradeceu «formação que promove a solidariedade e fomenta a esperança»

Foto: Púpilos do Exército

Lisboa, 25 mai 2021 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal disse hoje que o “saber, caráter e solidariedade” são “âncoras vitais” para vencer a pandemia de Covid-19 e que se encontram no Instituto dos Pupilos do Exército (IPE).

“Por razões práticas, podemos identificar em três palavras as âncoras vitais para o mundo vencer a pandemia, que reencontramos na vossa instituição: Saber, caráter e solidariedade”, referiu D. Rui Valério na Missa do Dia dos Pupilos do Exército, a que presidiu na igreja da Força Aérea, em Lisboa.

O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal considerou que a pandemia foi como “uma tempestade que se abateu sobre o barco do mundo”, fazendo-o oscilar e revelando vulnerabilidades e fraquezas mas também mostrou quais são as “âncoras que regem e sustentam as sociedades”.

“O que impressiona e enche de alegria é constatar que essas ditas âncoras são também os vetores fundamentais que regem e inspiram a vida e missão dos Pupilos do Exército. Nessa medida, a pandemia está a confirmar o absoluto valor da orientação dos Pupilos e do seu carisma”, acrescentou, na homilia enviada à Agência ECCLESIA.

D. Rui Valério assinalou que o Instituto dos Pupilos do Exército tem desenvolvido um conhecimento que “o conecta sem dúvida com as perspetivas mais completas e globais”, quanto ao caráter cultiva o sentido do bem, “repudiando todo o mal, e abraça o empenho pela justiça, combatendo e denunciando todo o género de injustiça”.

O bispo do Ordinariato Castrense indicou também que a pandemia veio colocar na agenda da humanidade “a fraternidade”, como mostrou o Papa Francisco com a encíclica ‘Fratelli Tutti’: “Expressa em amizade social e em formas pragmáticas de solidariedade, a esperança brota da força de sermos para os outros”.

Na homilia do Dia dos Pupilos do Exército, D. Rui Valério agradeceu ao instituto “uma formação que promove a solidariedade e deste modo fomenta a esperança”.

O IPE é um Estabelecimento Militar de Ensino que ministra o Ensino Básico e Secundário (Profissional), em regime de externato e de internato, e foi fundado em 1911.

CB

Partilhar:
Share