Lisboa, 26 ago 2018 (Ecclesia) – O Centro Ward de Lisboa – Júlia de Almendra promove uma Semana de Canto Gregoriano com o apoio de várias entidades locais, como a Diocese de Viseu que recebe o concerto de abertura, entre hoje e 2 de setembro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Centro Ward explica que pretende contribuir para a “preservação, estudo e difusão” do Canto Gregoriano, “incomparável tesouro espiritual e artístico”.

Entre outros objetivos, a semana de estudo quer proporcionar uma preparação musical e pedagógica, através dos Métodos Ward e Helden, a educadores de infância, professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Iniciação Musical.

O Centro Ward de Lisboa – Júlia de Almendra organiza sete cursos: Canto Gregoriano (1.º; 2.º e 3.º ano); Iniciação Musical, Técnica Vocal, Direção Polifónica e coro piloto para o qual os candidatos devem ter “experiência de leitura musical e prática coral”.

programa da 67.ª Semana de Canto Gregoriano conta também com uma atividade cultural e litúrgica diversificada e o concerto de abertura ‘Ançã-ble’, é hoje às 21h30, na igreja do Seminário Maior de Viseu.

Por exemplo, esta segunda-feira, às 15h00, e na terça-feira, às 9h00, são lecionadas duas sessões de Latim Litúrgico, pelo professor Pedro Falcão, que substituem as aulas específicas dos cursos e a Oficina de Canto Gregoriano.

Ainda a 28 de agosto há um concerto de Órgão, por António Duarte, também a partir das 21h30, mas na igreja da Misericórdia de Viseu.

Já na tarde do dia 30, as aulas são substituídas pela conferência ‘A Paz: dom ou construção?’, pelo padre Pedro Miranda, a partir das 15h00.

O concerto dos alunos da Semana de Canto Gregoriano é no sábado, 1 de setembro, às 17h00, na mesma igreja da Misericórdia e a Eucaristia de encerramento, no dia seguinte, a partir das 11h00, presidida pelo cónego Manuel Moreira Matos, na Sé de Viseu.

Centro Ward de Lisboa, que organiza a 67.ª Semana de Canto Gregoriano, é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1988, para homenagear a musicóloga, pedagoga e violinista Júlia d´Almendra (1904-1992) que promoveu a primeira Semana Gregoriana, em abril de 1950, em Fátima.

CB

Partilhar:
Share