Fátima, 24 mai 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), espera hoje cerca de quatro mil alunos para o Interescolas do 1.º Ciclo «Com EMRC faço um mundo melhor», no Santuário de Fátima.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o departamento de EMRC espera cerca de 4000 alunos e professores do 1.º ciclo de todo o país para um dia de “muita alegria, festa e cor” através de um encontro “que vai receber teatro, música e reflexão na Basílica da Santíssima Trindade”.

Os alunos vão assistir a uma peça de teatro subordinada ao tema «Dona Natureza», um espetáculo que “une a magia do teatro e o humor”.

As questões do meio ambiente, em especial o problema da poluição e do lixo tóxico, são o foco principal do musical”, sustenta a equipa nacional da EMRC.

Para os responsáveis “é urgente” difundir um “novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” através da educação como pede o Papa Francisco na encíclica «Laudato Si».

Em carta enviada aos secretariados diocesanos da EMRC a equipa nacional da disciplina afirma que “o encontro pretende valorizar a importância da EMRC na formação integral da Pessoa” e ajudar os alunos a “viver a alegria do encontro com o outro e o respeito pela natureza”.

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica como uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

LFS

Partilhar:
Share