Concurso «Mostra ODS» é dirigido a estudantes do Ensino Básico ao Secundário

Sintra, 18 mai 2021 (Ecclesia) – A organização Oikos lança hoje o concurso ‘Mostra ODS’, que desafia estudantes a produzir pequenos filmes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e vai premiar escolas e estudantes do Ensino Básico ao Secundário.

“O concurso ‘Mostra ODS’ visa a produção de inovadores instrumentos audiovisuais, capazes de fomentar a criação de espaços alternativos de diálogo e debate e de contribuir para uma população mais informada, mais sensibilizada e mais mobilizada para a questão dos ODS”, informa a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização não-governamental para o desenvolvimento informa que os participantes, entre os 12 e os 21 anos, são convidados a produzir “microfilmes” sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a duração máxima de três minutos.

O concurso ‘Mostra ODS’ é lançado hoje e os estudantes do Ensino Básico ao Secundário podem submeter os seus vídeos até ao dia 31 de julho, após inscrição num blogue.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são 17 metas relacionadas, por exemplo, com a erradicação da pobreza e da fome, com o acesso a uma saúde e educação de qualidade, com o aquecimento global, a igualdade de género, a redução das desigualdades e o trabalho digno.

A Oikos informa que os filmes vencedores vão integrar exposições que vão percorrer o país e ainda têm prémios em material audiovisual, entre os 250 e os 750 euros, para os(as) vencedores(as) do concurso; A escola do participante vencedor vai receber material audiovisual no valor de 500 euros.

A  Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento,  tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna, trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, fundada a 23 de fevereiro de 1988.

CB/OC

Partilhar:
Share