Educação: Movimento dos Focolares promove jornada em Castelo Branco

Castelo Branco, 22 fev 2014 (Ecclesia) – A Humanidade Nova, expressão social do Movimento dos Focolares, vpromove hoje em Castelo Branco uma jornada sobre educação com o tema “Educar para a Fraternidade”.

A iniciativa vai decorrer entre as 14h00 e as 17h30, no Salão da Casa de Santa Maria e pretende “reunir pessoas que se ocupam dos vários aspetos da educação: família, escola, catequese, animadores de grupos, jovens, e tem como principal objetivo construir uma base de trabalho através de troca de ideias e percursos educativos, de boas práticas e projetos”.

Em comunicado disponível na página da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, a organização da jornada sobre educação alerta para “o risco de uma globalização cultural que instaura uma espécie de homogeneidade cultural, destruindo a diferença”, podendo até “alterar a dimensão do encontro, tornando-nos especialistas em encontros e contactos à distância, mas analfabetos em proximidade”.

Uma situação que deve ser encarada como um desafio pedagógico, questionando-se por isso “como é que a educação pode prevenir tudo isto” ou seja “como é que a educação pode contribuir para a re-humanização do planeta, para a aproximação das pessoas, das culturas e das mentalidades”.

“Estamos convencidos que só a fraternidade pode construir a comunidade, proporcionar encontros sinceros e enriquecedores a diferentes escalas, nesse sentido, a fraternidade pode e deve ser aprendida e urge pô-la em prática”, conclui a nota.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top