Educação: Ensino com valores abre caminho à tolerância e diálogo

Vigararia de Matosinhos convidou professores para encontro sobre «missão educativa» com presença da vice-reitora da Universidade do Porto e de D. Manuel Linda

Foto: Vigararia de Matosinhos

Lisboa, 24 out 2019 (ECCLESIA) – A vigararia de Matosinhos, na Diocese do Porto, realizou um encontro para promover o “reconhecimento dos professores” e também a “reflexão sobre a sua missão educativa”, contando com o bispo diocesano e a vice-reitora da Universidade do Porto.

“Num tempo em que são muitas as mudanças no processo educativo, e em que a missão educativa do professor se tem de reconfigurar continuamente, importa valorizar e realçar o papel insubstituível do professor e a decisiva qualidade da relação educativa, no âmbito do processo de ensino e aprendizagem”, pode ler-se num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, sobre o encontro decorrido no Porto Business School.

Em causa a formação de novas gerações que, frisou D. Manuel Linda, deve compreender “uma cultura aberta à transcendência e capaz de compreender as manifestações culturais do espírito humano ligadas ao fenómeno religioso”.

“Este conhecimento do fenómeno religioso é decisivo para a sua compreensão e para a afirmação de uma cultura do diálogo e do respeito pela diferença de modo que «a laicidade da inteligência» não se transforme na «laicidade da indigência»”, afirmou.

O bispo do Porto quis ainda reconhecer a missão educativa dos professores no presente e no futuro das novas gerações, enquanto alicerces de uma sociedade livre e lamentou a “forma desproporcionada como se exalta a falha de um ou outro professor”, facto que, apontou, não encontra paralelo na “falta de respeito pela autoridade do professor” e desempenho da sua função.

A vice-reitora da Universidade do Porto defendeu que o ensino com valores e atitudes que permeiam o processo de ensino abrem caminho para o diálogo e tolerância.

“O ensino deve incorporar conceitos, atitudes e valores, que são decisivos numa cultura do respeito, do diálogo e da tolerância e estima recíproca das diferenças. Vencer a cultura da competitividade e do individualismo, potenciando a dimensão relacional, promovendo a bondade humana, são desafios atuais da missão educativa do professor”, indicou Maria de Lurdes Fernandes.

O padre Amaro Gonçalo, pároco da Senhora da Hora, destacou, por sua vez, o valor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, enquanto resposta aos desafios apresentados no encontro.

“Na formação ética dos alunos e na promoção do diálogo inter-religioso”, a disciplina é um “contributo fundamental para uma educação integral dos alunos e para a promoção de uma cultura, atenta a todos os seus sinais e desafios, nomeadamente aos do conhecimento, reconhecimento e estima recíproca das diversas religiões”, manifestou o sacerdote, pedindo, para isso, “empenho na valorização da disciplina”.

LS

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