Ecumenismo: Responsáveis juvenis do Porto esperam que encontro de Berlim traga «primavera de confiança»

Jovens portugueses querem dar testemunho de «alegria e fé» no meio dos 30 mil peregrinos que a comunidade de Taizé leva à Alemanha

Porto, 27 dez 2011 (Ecclesia) –  O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto espera que o  Encontro Europeu de Jovens de Taizé, que começa esta quarta-feira em Berlim, traga mais “confiança” a um continente que atravessa tempos difíceis.

“Que esta Peregrinação seja, para todos uma ‘primavera de Confiança’ diante do futuro que nos cabe enfrentar”, escreve aquele organismo, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A 34ª edição deste evento, organizado pela comunidade ecuménica de Taizé, com sede em França, leva até à Alemanha cerca de 30 mil jovens, entre os quais perto de 50 elementos oriundos da diocese do Porto e regiões limítrofes.

“Seremos poucos, considerando o universo dos jovens esperados. Mas seremos os suficientes para dar testemunho dessa alegria própria da juventude e dessa fé que nos reúne em redor do único e mesmo Senhor cujo Natal agora celebramos”, sublinha o SDPJ Porto.

Os responsáveis juvenis convidam os jovens portugueses a aprofundarem o seu espírito de “comunhão” ao longo dos próximos cinco dias, sobretudo junto “dos que sofrem”, e a darem “asas mais largas à Esperança”.

Depois de Bruxelas, Poznan e Roterdão, o encontro europeu realiza-se pela primeira vez na capital da Alemanha, no seguimento de um convite feito pelas Igrejas Católica e Protestante e pela Câmara Municipal de Berlim.

À imagem do que aconteceu em Lisboa, no ano de 2004, a iniciativa baseia-se nos elementos que compõem o dia a dia de Taizé, com orações, conferências sobre temas espirituais e questões atuais da sociedade, além de encontros por países, uma vigília pela paz à hora da passagem para 2012 e a “festa dos povos”, às primeiras horas do novo ano.

Aos jovens vão ser propostos vários temas espirituais, sociais, políticos, económicos e artísticos: no Bundestag, por exemplo, os jovens vão refletir com membros do Parlamento Federal Alemão sobre o tema ‘Por um mundo mais justo: a política e a nossa responsabilidade como cidadãos’.

Entre os workshops, está também previsto um encontro com a comunidade judaica de Berlim e uma visita à grande mesquita.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top