Celebração está marcada para a igreja de São Pedro, em Faro

Faro, 09  mai 2013 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai associar-se hoje à iniciativa «Juntos pela Europa», através de um momento de oração às 21h00 na igreja de São Pedro, em Faro, organizado por todos os movimentos cristãos da região.

A informação é avançada pela página digital do jornal algarvio ‘Folha do Domingo’, que descreve a história do projeto, nascido há 15 anos em Roma, na vigília de Pentecostes, quando o Papa João Paulo II reuniu os movimentos e as novas comunidades e pôs em relevo o papel essencial que têm na Igreja.

Fundadores e responsáveis de vários movimentos, para responder ao apelo do Papa, iniciaram um percurso de comunhão, de mútuo conhecimento entre todos, tendo em vista reavivar a alma cristã da Europa.

Mais tarde esta comunhão foi alargada a movimentos de outras Igrejas cristãs e deram-se novos passos no sentido de colaborarem para “preencher o enorme vazio religioso da Europa”.

Com este espírito de comunhão realizaram-se em Estugarda, na Alemanha, em 2004 e em 2007, duas grandes jornadas europeias com o lema “Juntos pela Europa”, de onde surgiu o Manifesto “os 7 SIMs”.

Em sete pontos, o documento manifesta a necessidade de construir uma Europa unida, apesar das diferenças, através de uma colaboração efetiva entre os movimentos cristãos e aberta a todas as pessoas.

Uma das intenções centrais do “Juntos pela Europa” é que os vários movimentos e comunidades cristãs se deem a conhecer e que assim se possa desenvolver um novo entendimento e uma nova prática.

A organização portuguesa do «Juntos pela Europa» integra 10 movimentos: Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Equipas de Nossa Senhora, Metanoia, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursos de Cristandade, Movimento dos Focolares, Instituição Teresiana e Sociedade de São Vicente de Paulo.

FD/JCP

Partilhar:
Share