Celebração ecuménica nacional, dia 23 deste mês, com transmissão online

Lisboa, 23 Jan 2021 (Ecclesia) – A celebração ecuménica nacional, integrada no Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 deste mês), realiza-se este sábado, às 16h00, com transmissão online e terá a participação, na Figueira da Foz, de líderes de diversas igrejas cristãs.

“Um período tradicional de oração que este ano se realiza num contexto marcado pelo agravar da pandemia e pela realização das eleições presidenciais” e “fruto das restrições atuais, as tradicionais celebrações presenciais darão lugar às transmissões via online”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Semana de Oração 2021 decorre sob o tema bíblico «Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos» (João 15,5-9) proposto pela Comunidade Ecuménica Monástica de Granchamp (Suíça).

A proposta apresentada apela a “um compromisso e a uma permanência em Jesus Cristo, capaz de fazer crescer o fruto da solidariedade e do testemunho na consciência de que espiritualidade e a solidariedade estão inseparavelmente ligadas”, lê-se

Para o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, importa, seguindo o exemplo monástico, “aprender no silêncio e na escuta da Palavra de Deus, a permanecer no amor fraterno, para que se produzam os abundantes frutos de amor que o Evangelho recomenda”.

O representante do Departamento de Ecumenismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sublinha também a “obrigação dos cristãos das diversas Igrejas, assumirem a sua identidade de irmãos em Cristo, que os leva à partilha das esperanças e sofrimentos do tempo presente”.

O Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, refere que as Igrejas têm dado no atual contexto de pandemia e à sociedade portuguesa, “um contributo importante ao nível espiritual e na prática de um amor que se aprende com Cristo, que procura que ninguém fique para trás, excluído ou abandonado”.

De acordo com o Bispo Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana e Presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC), importa também, que nesta Semana de Oração pela Unidade, “os cristãos se sintam unidos na defesa dos valores democráticos e no respeito pelas minorias presentes na nossa sociedade e, em especial, pelas pessoas de etnia cigana e comunidade imigrantes”.

Neste sentido, apelou a que “os cristãos das diversas Igrejas participem ativamente na eleição presidencial do próximo dia 24 de janeiro, como forma de reforçar a democracia”, sublinha nota enviada à Agência ECCLESIA.

A coleta a ser levantada no contexto da celebração nacional Ecuménica do dia 23 de janeiro, será destinada ao trabalho com os sem-abrigo e pessoas vulneráveis, desenvolvido em diversas cidades portuguesa pela Organização Cristã, «SERVE THE CITY» e pode desde já ser feita através de transferência bancária, NIB PT50.0036.0000.99105913446.21

Esta celebração assinalará também em ação de graças o 50º aniversário (1971-2021) do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).

LFS

Partilhar:
Share