Ecumenismo: Bento XVI lamenta divisão entre cristãos nas «questões éticas»

Papa apela a entendimento comum sobre matérias que dizem respeito à vida humana, à família e à sexualidade

Cidade do Vaticano, 19 jan 2012 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje no Vaticano ao entendimento das Igrejas cristãs sobre “questões éticas”, admitindo que as mesmas se têm tornado um dos motivos de separação entre os fiéis das várias comunidades.

“É necessário que os cristãos cheguem a um entendimento profundo em matérias da antropologia que pode, depois, ajudar a sociedade e os políticos a tomarem decisões sábias e justas sobre questões importantes na área da vida humana, da família e da sexualidade”, disse o Papa, perante uma delegação ecuménica da Igreja Luterana da Finlândia, na sua visita anual ao Vaticano por ocasião da festa de Santo Henrique, primeiro bispo e patrono do país nórdico.

O encontro aconteceu no segundo dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre até quarta-feira e é dedicada em 2012 ao tema ‘Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo’, frase apoiada na carta bíblica de São Paulo aos Coríntios.

“A nossa amizade aprofundada e testemunho comum de Jesus Cristo – especialmente diante do mundo de hoje, que tantas vezes falta a direção e anseia ouvir a mensagem de salvação -, deve motivar o nosso progresso rumo à resolução das diferenças que persistem”, assinalou Bento XVI.

A respeito da visita da delegação finlandesa, o Papa deixou votos de que “continue a crescer a comunhão” entre católicos, luteranos e todos os cristãos.

“O nosso desejo de plena e visível unidade dos cristãos implica uma espera paciente e confiante”, referiu ainda.

No final da Semana de Oração, Bento XVI vai presidir na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, a um momento de oração para o qual estão convidados representantes de todas as Igrejas e comunidades cristãs da capital italiana.

O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top