Ecumenismo: Bento XVI e primaz da Igreja Anglicana juntos em Roma

Responsáveis vão homenagear São Gregório Magno, considerado «pai» da cristianização da Inglaterra, nos sec. VI-VII

Cidade do Vaticano, 10 mar 2012 (Ecclesia) – Bento XVI e o primaz da Igreja Anglicana, arcebispo Rowan Williams, vão rezar hoje em conjunto, numa homenagem ao Papa São Gregório Magno, considerado o ‘pai’ da cristianização da Inglaterra, nos seculos VI-VII.

O Papa e o arcebispo da Cantuária marcam presença na recitação da oração de vésperas, no mosteiro camaldulense localizado no Monte Célio, em Roma, por ocasião dos mil anos da fundação do ermo de Camaldoli, criado por São Romualdo, monge beneditino que deu origem a um novo ramo desta ordem religiosa.

Durante a celebração, adianta o Vaticano, há lugar para o discurso de cada um dos líderes cristãos, que no final da oração se vão deslocar à capela de São Gregório para acender uma vela em “memória do apóstolo da nação inglesa” e do missionário que ele enviou aos anglo-saxões, Santo Agostinho da Cantuária.

Este partiu para Inglaterra, com outros 40 monges, no final do século VI, precisamente desde o mosteiro hoje dedicado a São Gregório Magno.

O encontro deste sábado é o terceiro do género a ter lugar no mosteiro romano, onde João Paulo II se reuniu com os arcebispos Robert Runcie (30.09.1989) e George Carey (05.12.1996).

Ainda no plano das relações ecuménicas, o Vaticano revelou que o coro anglicano da abadia de Westminster (Londres) vai cantar com o coro da Capela Sistina na solenidade litúrgica dos Santos Pedro e Paulo, a 29 de junho, no Vaticano.

É a primeira vez, em 500 anos, que o coro pessoal do Papa vai cantar em conjunto com outro coro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top