Ordem do Infante D. Henrique reconhece 800 anos de presença em Portugal a favor da «expansão da cultura portuguesa»

Lisboa, 10 nov 2018 (Ecclesia) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores Dominicanos, com a Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira, no Palácio de Belém.

A insígnia, que distingue quem “houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”, foi entregue ao prior provincial, Frei José Nunes, avança o site da Presidência da República.

Em 2018 comemoram-se os 800 anos da fundação do primeiro convento Dominicano em Portugal; bem como os 600 anos da ereção canónica da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores.

A distinção torna os Dominicanos membros honorários da Ordem do Infante D. Henrique, o mais alto grau da Ordem, geralmente concedido a Chefes de Estado estrangeiros e a “pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção”, indica a Presidência da República.

LS

Partilhar:
Share