Dois mil escuteiros vão acampar em Ferreira do Zêzere

O encontro reunirá jovens provenientes de 120 agrupamentos da região de Lisboa

Os escuteiros da região de Lisboa, pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), vão realizar entre 1 e 8 de Agosto o seu 23.º acampamento regional (ACAREG), subordinado ao tema «Homens novos para uma nova humanidade».

A actividade, que ocorre de quatro em quatro anos, realizar-se-á em Valadas, Ferreira do Zêzere, no recém-criado Centro de Actividades Escutistas.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE refere que o encontro contará com a presença de dois mil escuteiros, provenientes dos 120 agrupamentos e sete núcleos que compõem a região. São também esperados 60 participantes de Angola e 10 de S. Tomé e Príncipe, além de jovens do agrupamento local. A organização será composta por 310 dirigentes voluntários.

Como é norma no ACAREG, os escuteiros serão divididos em quatro secções, de acordo com a faixa etária. Estes campos funcionarão quase sempre de forma autónoma, proporcionando actividades adequadas à idade dos participantes.

O tema escolhido pretende sensibilizar os jovens a contribuir para a construção do progresso e da paz na Terra, mediante o respeito pelo próximo e a conciliação entre desenvolvimento e equilíbrio ambiental.

A missa e a cerimónia de abertura realizar-se-ão no dia 2, às 19h30. A eucaristia será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. A festa de encerramento está marcada para 7 de Agosto.

A pedagogia do acampamento terá por base os princípios do movimento escutista, em que o CNE se insere, inspirados nos ideais do fundador do Escutismo Mundial, Robert Baden Powel.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top