Diocese do Porto relança Missão 2010

Abertura do ano pastoral enviou simultaneamente professores de Educação Moral e Religiosa Católica

D. Manuel Clemente pediu aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica que tornem “sedutora e criativa” a tarefa de dialogar entre a herança “social, cultural e religiosa das gerações anteriores” e a educação contemporânea.

O bispo do Porto falava no dia da dedicação da Sé do Porto, naquele que foi também o momento de abertura do ano pastoral da diocese e o relançamento da Missão 2010.

“O Verão dispersou-nos um tanto, mas não esmoreceu certamente a disposição evangelizadora”, afirmou o prelado.

Setembro é o mês que ganha novo impulso com os professores e alunos de EMRC, o início das actividades escolares que, no âmbito desta disciplina e com o apoio do Secretariado Diocesano, querem “consolidar um «movimento» escolar cristão, com os seus objectivos e programas, as suas campanhas e momentos simbólicos”, referiu D. Manuel Clemente.

“Esperamos vivamente que cada vez se articule mais o que se passa nas escolas e nas aulas de EMRC com as comunidades cristãs em que se localizam”.

O serviço que professores prestam na escola, é similar aos objectivos da Missão 2010. “O serviço que queremos prestar à cidade de todos é de garantir e alargar pelo Evangelho de Cristo a vida da Igreja e do mundo, da Igreja para o mundo”.

Outubro, Novembro e Dezembro serão ainda meses missionários. O início de 2011 serão “destinados à recolha e à avaliação possíveis do que aconteceu na Missão 2010, de maior indicação para o futuro”.

D. Manuel Clemente destacou ainda a ordenação de novos diáconos permanentes para a diocese, em Dezembro.

O bispo do Porto espera que a ordenação venha a ser sinal da dimensão caritativa, da diversificação ministerial da Igreja e que também permita “aos padres uma maior disponibilidade para o que lhes é próprio e hoje é particularmente requerida”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top