Diocese do Porto informatizada

No ano 2000, em pleno início do novo milénio, a Diocese do Porto, avançou com um processo de modernização de toda a dimensão pastoral e administrativa das comunidades paroquiais e da própria Cúria Diocesana.

Primeiro desencadeou-se o «Programa de Administração Paroquial», que conheceu um período experimental de um ano, com a participação voluntária de 35 párocos da Diocese, abrangendo 70 paróquias.

Testado que foi este programa, tornou-se extensivo e acessível a todos os párocos e respectivas comunidades paroquiais.

Em finais de 2001, deu-se o passo seguinte, correspondendo à informatização dos serviços centrais da Diocese – Cúria Diocesana, incluindo o Arquivo Diocesano nas suas diversas vertentes.

Actualmente estão "informatizadas" 400 paróquias da Diocese.

Enquadrado na dinâmica da «Missão 2010», decidiu-se ir mais longe e tornar possível um dos objectivos tidos em vista desde 2000: o portal «Cúria Online». Consiste este programa em  possibilitar a submissão de processos de casamento, pedido e envio de Provisões de Baptismo, pedido e envio de provisão para festas, consulta de movimentos de conta corrente das comunidades paroquiais na sua relação com a Cúria Diocesana, e envio de extractos dos livros paroquiais, assim como a comunicação de informação para a base de dados diocesana.

Com esta iniciativa consegue-se agilizar toda a dimensão  administrativa das paróquias , além de se contribuir para a diminuição de uso de papel e consequente dimensão ecológica.

Para levar a cabo esta nova fase de informatização, foram convidados 12 párocos – três de cada uma das regiões pastorais da Diocese , a saber: Pe. José Pereira Soares Jorge, Pe. Luís Manuel Cordeiro da Silva Mateus, Pe. Avelino Jorge Pereira Soares, Pe. Luciano Alberto da Silva Lagoa, Pe. Joaquim Samuel Ribeiro Guedes, Pe. Fernando Carlos Fernandes Coutinho, Pe. Marcos Nuno Ribeiro Faria, Pe. Pedro Manuel de Sousa Oliveira, Pe. Arlindo Rafael da Silva Teixeira, Pe. Augusto Manuel Miranda Carneiro da Silva,  Pe. José Paulo de Sousa Teixeira e Pe. José Carlos Teixeira Ribeiro.

Com estes párocos houve já um encontro de planificação que vai prosseguir com formação junto dos respectivos cartórios paroquiais, de modo a iniciar-se este período experimental ainda neste mês de Junho e até Dezembro de 2009. Durante este período colher-se-ão achegas e far-se-ão os necessários acertos às funcionalidades do sistema, de modo que,  a partir de Janeiro de 2010, se possa estender esta inovação a toda a Diocese.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top