Diocese do Algarve promove acção de formação sobre obtenção da certificação das IPSS

A Diocese do Algarve promove hoje uma acção de formação dirigida a Centros Sociais Paroquiais Diocesanos e similares, como as Santas Casa das Misericórdias, sobre a obtenção da certificação das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.

O encontro, sobre o tema ‘Desafios da implementação do modelo da qualidade nas Organizações Sociais da Igreja’, decorrerá no salão paroquial de São Luís em Faro.

Em carta dirigida aos responsáveis das IPSS, a Diocese do Algarve lembra a importância de que “seja clara a sua orientação de modo a assumirem uma identidade bem patente: na inspiração dos seus objectivos, na escolha dos seus recursos humanos, nos métodos de actuação, na qualidade dos seus serviços, na gestão séria e eficaz dos meios”.

“A firmeza da identidade das instituições é um serviço real, com grandes vantagens para os que dele beneficiam”, sublinha ainda a Igreja algarvia.

O programa do encontro, realizado pela empresa I.Zone Care, terá início pelas 9.30h, seguindo-se a primeira conferência sobre “Sistemas de Gestão da Qualidade – Modelos ISO e EFQM” proferida por João Pedro Correia.

A segunda palestra será apresentada por Henrique Joaquim e José Paulo Carvalho sobre “Excelência Organizacional: Missão, Visão e Valores – Enquadramento e especificidade das Organizações Sociais da Igreja”.

 Da parte da tarde, às 14h30, haverá um workshop sobre “Modelos de avaliação Referenciais do Instituto da Segurança Social”, orientado por Joana Portugal, Catia Pires e Ana Gamelas, que abordará o enquadramento e os princípios, o modelos de avaliação da qualidade, o manual de processos-chave, a metodologia de avaliação e as acessibilidades e segurança.

A Diocese do Algarve conta com 13 centros paroquiais (em Cachopo, Estombar, Faro, Martinlongo, Mexilhoeira da Carregação, Mexilhoeira Grande, Paderne, Portimão, Quarteira, Santa Bárbara de Nexe, São Martinho de Estói, Tavira e Vaqueiros), para além das Misericórdias e dos centros da Cáritas Diocesana, da Casa de Nossa Senhora da Conceição de Portimão, do Centro de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá, do Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora Fátima, em Olhão, do Centro Social de Nossa Senhora do Carmo em Faro, da Obra de Nossa Senhora das Candeias em Olhão e da Obra de Santa Zita em Faro.

Pe. Miguel Mário Lopes Neto

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top