Mensagem enviada à FAO e UNESCO defende necessidade de mudar «estilos de vida» para respeitar recursos naturais
Roma, 22 mar 2021 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje à celebração do Dia Mundial da Água, com uma mensagem enviada à FAO e UNESCO em que apela à responsabilidade e ao combate “ao desperdício de recursos hídricos.
“O tema escolhido para este ano, ‘Valorizar a água’, convida-nos a sermos mais responsáveis na proteção e utilização deste elemento fundamental para a preservação do nosso planeta”, indica a intervenção, lida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
A mensagem, transmitida online, é dirigida ao diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Qu Dongyu e à diretora-geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Audrey Azoulay.
As instituições promoveram um evento virtual, com o tema ‘Valorizar a água’.
O Papa alerta para o desperdício e a poluição que afetam os recursos hídricos, lamentando que, em pleno século XXI, nem todos tenham acesso à água potável.
“A esta triste realidade somam-se hoje os efeitos nocivos das alterações climáticas: inundações, secas, aumento das temperaturas, variabilidade repentina e imprevisível das chuvas, degelos, diminuição das correntes dos rios ou esgotamento das águas subterrâneas”, indica a mensagem.
O texto destaca o impacto da pandemia, que “aumentou desigualdades sociais e económicas”, agravado pela “ausência ou ineficiência dos serviços de água entre os mais necessitados”.
“Para garantir um acesso justo à água, é de vital urgência agir sem demora, para acabar de vez com o seu desperdício, comercialização e contaminação”, apela o Vaticano.
OC