Dia do Voluntário Missionário reflecte sobre a pobreza

Iniciativa promovida pela Fundação Evangelização e Culturas, em Leiria

O XI Dia do Voluntário Missionário deste ano reflecte sobre o combate à pobreza e à exclusão social. O Encontro decorre no dia 23 de Outubro, no Teatro Miguel Franco e Mercado de Santana, em Leiria.

«Contra a pobreza, TU podes ser a diferença!» é o mote para o XI Dia do Voluntário Missionário, promovido pela FEC – Fundação Evangelização e Culturas, com o apoio do Grupo Missionário Ondjoyetu e da Câmara Municipal de Leiria.

A palestra de abertura, sob o tema “Promover o desenvolvimento humano integral: do local ao global”, será conduzida por Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

No sentido de motivar os participantes “a actuar contra a pobreza, serão apresentados exemplos inspiradores, de projectos promovidos pela Amnistia Internacional, CAIS, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Caritas Diocesana de Leiria” – refere um comunicado de imprensa da FEC enviado à Agência ECCLESIA.

Programa
10h00 – Acolhimento
10h30 – Palestra: «Promover o desenvolvimento humano integral: do local ao global»  – por Alfredo Bruto da Costa – Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz
12h00 – Lançamento Agenda FEC 2011: Voluntariado Missionário – por uma responsabilidade global
12h30 – Piquenique solidário
14h00 – Peddy papper com workshops: «Os diferentes rostos da pobreza: iniciativas locais de desenvolvimento humano»:
Pedro Krupenski – Amnistia Internacional
André Costa Jorge – Serviço Jesuíta aos Refugiados
Henrique Pinto – CAIS
Caritas Diocesana de Leiria
16h00 – Conclusões
16h30 – Preparação da Eucaristia
17h00 – Celebração da Eucaristia, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima

Rede de Voluntariado Missionário
Na área do voluntariado para a cooperação, a FEC gere uma rede que envolve cerca de cinquenta entidades portuguesas que promovem Voluntariado Missionário. Estas entidades têm em comum a identidade cristã, a ligação aos Países de Língua Oficial Portuguesa (PLOP), a experiência e o sentido de co-responsabilidade pela promoção do bem comum.

Numa lógica de rede, a FEC realiza anualmente um conjunto de actividades, entre as quais a formação de voluntários e de formadores, a divulgação do trabalho realizado pelas entidades associadas, a angariação de fundos para os projectos em curso e a dinamização e intercâmbio de experiências.

O movimento Voluntariado Missionário tem vindo a marcar a vida missionária em Portugal há já vinte anos, sendo hoje uma realidade consolidada. Desde 1988, mais de 3500 jovens voluntários missionários integraram acções de cooperação, sobretudo nos PLOP.

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal.

A FEC acredita que é possível lutar contra a pobreza e alcançar objectivos de desenvolvimento humano e sustentável, através de projectos que potenciam recursos humanos, materiais e financeiros, e que respondem a necessidades apresentadas localmente, num trabalho conjunto com entidades e comunidades.

A FEC é membro da Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE), confederação internacional de 16 organizações católicas de cooperação para o desenvolvimento, com um âmbito de acção orientado para a discussão e influência sobre politicas de desenvolvimento junto de instituições internacionais.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top