Deteriora-se a situação humanitária na capital da Libéria

A situação humanitária em Monróvia piora a cada dia e em breve as forças rebeldes deverão mesmo ocupar a capital da Libéria. Segundo um missionário no local, a capital liberiana esta sobre lotada (passou, em poucos meses, de 350 mil habitantes a mais de um milhão) e pode ser palco de uma grande tragédia. “Devido à situação de insegurança em várias regiões do país os habitantes das zona rurais refugiaram-se na capital. Os laços de família e de solidariedade étnica permitiram que os refugiados se instalassem em alojamentos precários, o que acabou por criar uma situação difícil, pois há famílias que hospedam até 10 ou 15 pessoas.” A Igreja parece ser a única instituição capaz de oferecer ajuda. A Caritas, em colaboração com as paróquias, criou nos últimos dias uma rede de distribuição de alimentos. O missionário, contactado pela agência Fides, assegura que “o povo espera com ansiedade, uma intervenção de uma força de paz internacional, capaz de garantir um mínimo de segurança.”

Partilhar:
Scroll to Top