Debate sobre os «Os Caminhos de Santiago e as Ordens Militares»

Lisboa, 26 Fev (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Palmela promove este fim-de-semana o 10º Curso sobre Ordens Militares, dedicado ao tema «Os Caminhos de Santiago e as Ordens Militares».

Um conjunto de “especialistas portugueses e espanhóis apresentarão os resultados da investigação mais recente sobre o tema, sob consultoria científica do Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, coordenado por José António Falcão” – revela um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA.

As palestras serão complementadas com uma visita de estudo a Santiago do Cacém e a Grândola, e com o lançamento de três obras sobre a presença da Ordem de Santiago em Palmela, resultantes de teses de mestrado.

Será também celebrado um “Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, que promove o desenvolvimento de acções de cooperação nas áreas de estudo, formação e divulgação sobre Ordens Militares” – anuncia.

Programa:
26 de Fevereiro
09h00 – Recepção aos participantes e entrega de documentação
09h30 – Sessão de abertura – Presidente da Câmara Municipal de Palmela
Assinatura do Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja
10h15 – «Religiosos, guerreiros e peregrinos: o Caminho, o culto e a Ordem de Santiago em terras do Baixo Alentejo» – José António Falcão (Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja)
10h45 – Pausa
11h15 – «Un aspecto pouco coñecido da militarización baixomedieval do culto xacobeo: a catedral-fortaleza de Santiago de Compostela» – Xosé Suárez Otero (Arqueólogo, S.A. do Xacobeo, Santiago de Compostela)
11h45 – «O Caminho de Santiago: questões de identidade territorial» – Rúben Camilo Lois González (Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela)
12h15 – Debate
12h45 – Pausa para almoço
15h00 – «La labor asistencial de las Órdenes en el Camino de Santiago» – Feliciano Novoa Portela (Ministério da Cultura, Espanha)
15h30 – «Da confraria do Corpo Santo ao hospital do Espírito Santo de Sesimbra: notas em torno da arquitectura hospitalar e da assistência a pobres e peregrinos (séculos XV-XVI)» – Manuel Sílvio Alves Conde (Universidade dos Açores)
16h00 – «Palmela e o Caminho de Santiago» – Isabel Cristina F. Fernandes (Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago – Câmara Municipal de Palmela)
16h30 – Pausa
17h00 – «Depoimento de um peregrino» – José Constantino Costa (Sociólogo, Director da revista “Itinerante”)
17h30 – Debate e reflexões finais
18h00 – Lançamento de obras sobre a Ordem de Santiago em Palmela:
– «As Ermidas da Ordem de Santiago nas Visitações de Palmela do Século XVI» – Isabel Maria Oleiro Lucas;
– «A Propriedade da Ordem de Santiago em Palmela. As Visitações de 1510 e de 1534» – Cristina Vinagre Alves;
– «As Igrejas de Palmela nas Visitações do Século XVI. Rituais e Manifestações de Culto» – Maria Regina Bronze Ramos

27 de Fevereiro
Visita de Estudo orientada por José António Falcão, a Santiago do Cacém e a Grândola:
09h00 – Partida de Palmela, junto ao Cine-Teatro S. João, com destino a Santiago do Cacém
10h30 – Visita à Igreja Matriz e Tesouro de Santiago do Cacém
13h00 – Almoço
15h00 – Partida para Grândola
15h30 – Visita à exposição «Loci Iacobi – O Caminho de Santiago e a Europa»
17h00 – Regresso a Palmela

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top