Jornalista considera que o agora cardeal pode ajudar  Igreja «a desatar nós»

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) –  A jornalista Laurinda Alves disse à Agência ECCLESIA que D. José Tolentino Mendonça é um “grande pontífice”, faz pontes “entre crentes e não crentes”, com uma “linguagem aberta e simples”.

“Ele faz acima de tudo uma grande ponte: antes de poder vir a ser Papa, ele é antes de tudo um grande pontífice. Constrói pontes e as pontes que ele constrói são caminhos abertos, caminhos multilaterais”, afirmou.

Para Laurinda Alves, os diálogos com D. José Tolentino Mendonça acontecem entre “crentes e não crentes, sépticos, pessoas de dentro da Igreja e de fora da Igreja”.

“Só um grande sábio consegue ser simples: é o que acontece com D. Tolentino, referiu a jornalista, acrescentando a sua “essência” é “a escuta, a observação, a contemplação” e capacidade de ir “destapando as camadas geológicas do ser humano”.

Laurinda Alves defende que José Tolentino Mendonça e o Papa Francisco “já eram amigos antes de o serem”, indicando que os dois têm em comum o “despojamento”, o “gosto pelas coisas simples, pela linguagem simples, os braços abertos, um abraço gigante que eles dão a quem se sente fora”.

“Tolentino no Vaticano é um tesouro no lugar certo”, sublinha a jornalista, considerando que a partir da Santa Sé “tem poder para falar com o mundo e um altar onde pode ajudar esta Igreja a fazer caminho e a desatar nós”.

O Papa Francisco nomeou cardeal o bibliotecário e arquivista da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça, no dia 1 de setembro; o poeta e sacerdote português vai receber as insígnias cardinalícias este sábado, dia 5 de outubro.

D. José Tolentino Mendonça nasceu em 1965 na localidade de Machico, no Arquipélago da Madeira, foi ordenado padre em 1990 e bispo no dia 28 de julho de 2018, no Mosteiro dos Jerónimos, quando completava 28 anos de sacerdócio, recebendo simbolicamente a sede episcopal de Suava, no norte de África.

O programa 70×7 deste domingo, emitido às 07h30, na RTP2, recolhe testemunhos de diferentes personalidades sobre as marcas do cardeal Tolentino Mendonça.

HM/PR

Partilhar:
Share