D. José Policarpo despede-se a 29 de junho

Sucessor do patriarca emérito de Lisboa, D. Manuel Clemente, toma posse a 6 de julho, um dia antes da entrada solene na diocese

Lisboa, 24 mai 2013 (Ecclesia) – O patriarca emérito de Lisboa, D. José Policarpo, vai despedir-se da diocese no dia 29 de junho, numa celebração em que vão ser ordenados novos padres e diáconos, às 10h30, no Mosteiro dos Jerónimos.

O cardeal, de 77 anos, apresentou a sua renúncia ao cargo em 2011, por limite de idade, resignação aceite por Bento XVI e confirmada pelo Papa Francisco, que este sábado nomeou como novo patriarca de Lisboa o até agora bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

D. José Policarpo, 16.º patriarca de Lisboa assumiu esta missão a 24 de março de 1998, após a morte de D. António Ribeiro, de quem era coadjutor desde março de 1997

A tomada de posse do novo patriarca está marcada para 6 de julho, às 11h00, na Sé Patriarcal de Lisboa, diante do Cabido da Sé [os cónegos que constituem o colégio de consultores do patriarca].

No dia seguinte, decorre a entrada solene de D. Manuel Clemente no Patriarcado de Lisboa, uma celebração marcada para as 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.

O patriarca eleito de Lisboa, de 64 anos, é bispo do Porto desde 2007 e antigo auxiliar do Patriarcado de Lisboa; foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa em 2011, após ter presidido à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Manuel José Macário do Nascimento Clemente nasceu em Torres Vedras a 16 de julho de 1948; após concluir o curso secundário, frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa onde se formou em História antes de entrar no Seminário Maior dos Olivais em 1973.

OC

Notícia atualizada às 14h04

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top